Praias De Ubatuba

Praia de Itamambuca

Praia de Itamambuca

Ao norte de Ubatuba a lendária praia de Itamambuca. Descoberta pela comunidade do surf durante a década de 70, mais especificamente pelos desbravadores santistas do litoral norte, a praia em princípio foi ponto de encontro de hippies e surfistas, chegavam pela trilha e acampavam na areia mesmo, ao lado do rio Itamambuca. O tempo passou, a Rio/Santos foi construída e Itamambuca, seguiu o caminho das belas praias paulistas. Ficou famosa, isolou a pequena vila de pescadores no canto da praia e transformaram seu bairro em um grande condomínio repleto de casas exclusivas dos veranistas. Todos pensavam e muitos apostavam que, em poucos anos Itamambuca seria uma nova Pitangueiras, cheia de prédios e asfalto. Graças ao movimento ambientalista e a combativa comunidade local as profecias de urbanização não vingaram. A praia está praticamente intacta, a pequena vila de pescadores continua firme e o rio Itamambuca, outrora poluído pelo turismo desordenado, voltou a ficar limpo. Mesmo durante a alta temporada a quantidade de pessoas nas suas areias é relativamente baixa se comparada às outras praias do litoral paulista.

Não há dificuldade para parar o carro, muito menos problema para achar um lugar tranqüilo para colocar o guarda-sol. Quem pega onda no Brasil conhece, com toda certeza, Itamambuca. Festivais mitológicos de surf, campeonatos inesquecíveis e baterias memoráveis compõe a história desse beach break clássico. O canto direito da praia é uma máquina de fazer ondas, funciona com qualquer ondulação e quase nunca está flat. Uma onda que vem lá de fora e passa por uma enorme pedra bem no canto da praia, ela lambe a costeira e resulta numa direita longa, manobrável e tubular no inside. As melhores condições rolam entre o outono e a primavera, as maiores ondulações durante o inverno. A condição ideal para Itamabuca ficar de gala é com ondulação do quadrante sul/sudeste. De leste até rola, mas com muita correnteza o que prejudica a formação das valas. Por toda a praia as ondas não param de bombar, tem mais de uma dezena de valas diferentes quebrando sobre os bancos de areia do pico.

Logo na entrada do condomínio existem pequenos restaurantes, lanchonetes e barraquinhas aproximadamente meia dúzia. Servem sucos e sanduíches naturais e um delicioso açaí com banana, pratos tradicionais com peixes e frutos do mar também podem ser apreciados, assim como prato trivial, de arroz, feijão, salada e peixe.

Para quem vem de SP, o caminho é seguir pelo sistema Carvalho Pinto - Ayrton Senna - Tamoios, ou mesmo, Dutra - Taubaté - Oswaldo Cruz até chegar a Ubatuba, de lá seguir na direção norte, aproximadamente em 10 ou 15 minutos você verá a placa de Itamambuca. Existem duas entradas para Itamambuca, uma é a da Vila, a primeira. A segunda fica um pouco a frente - 2 km - e dá acesso ao condomínio.