Série Profissões

O que é um Vigilante Florestal?

O que é um Vigilante Florestal?

O Vigilante Florestal é um profissional responsável por uma área natural específica. Além de cuidar da flora e fauna, monitora a visitação, combate incêndios e pesquisa a biodiversidade. Se você quer saber como se tornar um Vigilante Florestal, continue lendo este artigo.

De acordo com o Comandante Dalmir Drago da Vigilância Florestal de Ubatuba, o Vigilante Florestal é uma pessoa que é responsável pela proteção e preservação de todos os aspectos de áreas selvagens, históricas ou culturais. 

Além disso, eles fornecem atividades de interpretação e recreação para todas as idades e são um elo entre as comunidades locais e os visitantes.

Antes de tomar a decisão de ser um Vigilante Florestal, você deve considerar quais são as obrigações e tarefas.Alguns dedicam-se à ciência e pesquisa: colecionam amostras de plantas, ossos, matéria fecal ou qualquer outro elemento que permita analisar uma ou várias espécies do lugar.

Outros estão focados na educação ambiental, por isso recebem visitantes e explicam sobre o ecossistema, formações geológicas, geografia e ecologia.

Funções dos Vigilantes Florestais
Podemos também encontrar Vigilantes Florestais que atuam da prevenção e combate a incêndios florestais. Além disso, em caso de áreas remotas, por exemplo, também combatem a caça furtiva.
Um Vigilante Florestal dedica-se de corpo e alma à proteção da área, ele não se importa de passar noites sem dormir quando se trata de apagar um incêndio ou observar o comportamento de um animal em perigo de extinção.
É muito importante ter conhecimento das leis e regras e normas que giram em torno dessa tarefa.

Você gostaria de conhecer mais sobre o Vigilante Florestal? deixe seu comentário abaixo :)