Série Profissões

Guia de Turismo

Guia de Turismo

O Guia de Turismo é o profissional responsável por acompanhar e orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja em excursões, viagens internacionais ou qualquer outro tipo de viagem.

Esses profissionais também são responsáveis por ajudar na montagem do roteiro e organizar as atividades que serão feitas durante o dia garantindo que você conheça os melhores pontos turísticos que a cidade oferece. Geralmente são muito bem humorados e no decorrer dos trajetos vão de forma muita criativa contando as histórias e lendas do lugar.

A profissão de guia está regulamentada pela Lei 8.623/93 e o guia de turismo tem de ser um profissional qualificado e cadastrado no Ministério do Turismo pelo Cadastur para poder exercer a profissão.

Entrevistamos o Guia de Turismo Dalmir que tem uma vasta esperiência na região de Ubatuba e Serra do Mar

Como um guia de turismo encontra trabalho?
R: Divulgando o seu serviço em radio, internet, atrativos, hotéis e parques ecológicos, sendo que diversas vezes ele trabalha para mais de uma empresa.

Ele precisa necessariamente trabalhar em uma agência?
R: Não, muitas vezes é um profissional autônomo que trabalha para varias agências de turismo e operadoras de viagem, na nossa região trabalhamos, também com operadoras de mergulhos e condutores de aventura.

Que tipo de dificuldade um guia de turismo encontra no trabalho?
R: Falando da região do Litoral Norte, a nossa maior dificuldade é uma falta de fiscalização mais rígida, e a falta de profissionalização no turismo.

Quais são as habilidades que um guia de turismo precisa ter?
R: Em primeiro lugar gostar de pessoas, gostar da sua região, adorar a história e cultura local, saber primeiro socorros, saber transmitir as informações, saber utilizar os conhecimentos "manual do guia", estar sempre cuidando para o cumprimento do roteiro, respeitando o meio ambiente em que vive.

Um guia de turismo pode trabalhar como autônomo?
R: Sim. Os lados ruim de ser autônomo é que você não tem estabilidade nenhuma ( férias, folga,auxilio doença etc.), não tem uma renda fixa todo mês, dependendo da situação passa o mês sem renda tendo que fazer outras coisas para complementar o salário. E ainda temos que encarar os taxas elevados dos municípios.

O que você acha mais legal em sua profissão?
R: A vivencia junto a natureza o conhecimentos que ela no traz. A superação profissional, em busca de um ideal que talvez não exista, porque sempre você pode melhorar mais rs!

Em Ubatuba os Cursos de Guia de Turismo podem ser encontrados na ETEC e na Escola Tancredo Neves.

Gostou da matéria? Curta, compartilhe, comente abaixo deixe sua contribuição.

Precisa de um Guia de Turismo?
Fale com o Dalmir ele trabalha junto a agência Litoral Trekking de Ubatuba.