Pousada Cavalo Marinho
Artigos mais Lidos
Profissão de Marinheiro

Profissão de Marinheiro

Série Profissões access_time23 minutes ago

Marinheiro é o termo utilizado para definir o profissional que opera embarcações ou assiste sua manutenção e serviço. Aplica-se, também, aos que trabalham na Marinha Mercante e pesca, bem...

Praia das Sete Fontes

Praia das Sete Fontes

Praias De Ubatuba access_time23 minutes ago

Muito conhecida por turistas que possuem embarcações e também por quem contrata serviços de passeios ou de lancha e ou escunas.Os passeios para a Praia das Sete Fontes partem...

Globoplay é hackeado: Globo esclarece notificação enviada aos usuários do app

Globoplay é hackeado: Globo esclarece notificação enviada aos usuários do app

Tecnologia access_time23 minutes ago

Os aplicativo Globoplay, de assinantes ou não, receberam no último sábado notificações de um grupo hacker que invadiu a plataforma. Foram divulgados contatos dos hackers e também pediram para que uma...

Guia de Turismo
Foto: Dalmir

Guia de Turismo

chat_bubble_outline0

O Guia de Turismo é o profissional responsável por acompanhar e orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja em excursões, viagens internacionais ou qualquer outro tipo de viagem.

Esses profissionais também são responsáveis por ajudar na montagem do roteiro e organizar as atividades que serão feitas durante o dia garantindo que você conheça os melhores pontos turísticos que a cidade oferece. Geralmente são muito bem humorados e no decorrer dos trajetos vão de forma muita criativa contando as histórias e lendas do lugar.

A profissão de guia está regulamentada pela Lei 8.623/93 e o guia de turismo tem de ser um profissional qualificado e cadastrado no Ministério do Turismo pelo Cadastur para poder exercer a profissão.

Entrevistamos o Guia de Turismo Dalmir que tem uma vasta esperiência na região de Ubatuba e Serra do Mar

Como um guia de turismo encontra trabalho?
R: Divulgando o seu serviço em radio, internet, atrativos, hotéis e parques ecológicos, sendo que diversas vezes ele trabalha para mais de uma empresa.

Ele precisa necessariamente trabalhar em uma agência?
R: Não, muitas vezes é um profissional autônomo que trabalha para varias agências de turismo e operadoras de viagem, na nossa região trabalhamos, também com operadoras de mergulhos e condutores de aventura.

Que tipo de dificuldade um guia de turismo encontra no trabalho?
R: Falando da região do Litoral Norte, a nossa maior dificuldade é uma falta de fiscalização mais rígida, e a falta de profissionalização no turismo.

Quais são as habilidades que um guia de turismo precisa ter?
R: Em primeiro lugar gostar de pessoas, gostar da sua região, adorar a história e cultura local, saber primeiro socorros, saber transmitir as informações, saber utilizar os conhecimentos "manual do guia", estar sempre cuidando para o cumprimento do roteiro, respeitando o meio ambiente em que vive.

Um guia de turismo pode trabalhar como autônomo?
R: Sim. Os lados ruim de ser autônomo é que você não tem estabilidade nenhuma ( férias, folga,auxilio doença etc.), não tem uma renda fixa todo mês, dependendo da situação passa o mês sem renda tendo que fazer outras coisas para complementar o salário. E ainda temos que encarar os taxas elevados dos municípios.

O que você acha mais legal em sua profissão?
R: A vivencia junto a natureza o conhecimentos que ela no traz. A superação profissional, em busca de um ideal que talvez não exista, porque sempre você pode melhorar mais rs!

Em Ubatuba os Cursos de Guia de Turismo podem ser encontrados na ETEC e na Escola Tancredo Neves.

Gostou da matéria? Curta, compartilhe, comente abaixo deixe sua contribuição.

Precisa de um Guia de Turismo?
Fale com o Dalmir ele trabalha junto a agência Litoral Trekking de Ubatuba.

Autor

Renato Montanari

Renato Montanari

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua como consultor Web desde 2004. Especialista em programação PHP, Banco de Dados Mysql, CSS3, HTML5, Jquery, Responsive Design e um aventureiro em Artes Gráficas. Atualmente é consultor de Internet procurando oferecer a melhor solução de custo benefício a empresas que buscam um espaço na Web. Nas horas vagas uma das paixões é estar no Mar.

Enviar Comentário