Pousada Cavalo Marinho
Artigos mais Lidos
Globoplay é hackeado: Globo esclarece notificação enviada aos usuários do app

Globoplay é hackeado: Globo esclarece notificação enviada aos usuários do app

Tecnologia access_time23 minutes ago

Os aplicativo Globoplay, de assinantes ou não, receberam no último sábado notificações de um grupo hacker que invadiu a plataforma. Foram divulgados contatos dos hackers e também pediram para que uma...

Sunamita Moreira

Sunamita Moreira

Série Atletas de Ubatuba access_time23 minutes ago

Nascida e criada em Ubatuba, Sunamita tem uma filha de 10 anos e cursa Educação Física. Sunamita começou a fazer musculação em 2010, devido ao peso baixo e o bullying...

Pico do Frade

Pico do Frade

Wiki Ubatuba access_time23 minutes ago

O Pico do Frade de acordo com informações de Hélio Graciano, ubatubense amante das histórias caiçaras, o “Pico do Frade” é um dos mais elevados de Ubatuba, com duas saliências pontiagudas,...

Bombeiro Civil

Bombeiro Civil

chat_bubble_outline0

O bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, ele é responsável pela inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança, e pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência.

Um bombeiro civil também realiza salvamentos em terra, na água, em altura e presta primeiros socorros. Em determinadas situações, é o responsável por controlar a ocorrência até a chegada da força militar, como os bombeiros ou a polícia.

O Bombeiro Civil teve sua profissão regulamentada por meio da Lei Federal nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009 e sua formação conforme ABNT NBR-14.608 editada com o propósito de reconhecer juridicamente a profissão.

Não só na ação, mas por conta da norma ABNT NBR 14.023, deve estar habilitado a preencher um registro diário de atividade que em casos de incêndio será usado como base para a investigação do sinistro.
A norma ABNT NBR 14.023 exige o preenchimento de registros diários da atividade do bombeiro. Em casos de incêndio, estes documentos podem e devem servir de base para a investigação do sinistro.

Entrevistamos o Chefe de Bombeiro Civil da Fire Soldiers Dalmir Drago onde ele explica alguns passos das atribuições do Bombeiro Civil.              

 Atribuições do Bombeiro Civil
O bombeiro civil deve se dedicar principalmente à prevenção. Vejamos alguns pontos importantes.

1 - Conhecer o Plano de Emergência Contra Incêndio da Planta

O bombeiro profissional civil assim como a brigada voluntária deve ter pleno conhecimento do plano de emergência. O profissional deve ter bem definido o passo-a-passo para ação no momento da emergência. Não é competência do profissional bombeiro civil implementar o plano de emergência, contudo, ele deve gerar informações que resultem num plano bem contextualizado.

2 - Identificar os Perigos e Avaliar os Riscos Existentes

Identificar perigos é um exercício fundamental para antecipar suas ações quando for acionado. Relatar os riscos é muito importante para gerar informações especificas para a confecção do plano de emergência.

3 - Inspecionar Cada Equipamento de Combate a Incêndio

Realizar com frequência uma varredura nos equipamentos de proteção contra incêndio. Se não existir, faça uma planilha com as datas das inspeções. Como medida suplementar de segurança, vá até as empresas que fazem os testes e manutenções e confira ponto a ponto as normas regulamentadoras de cada equipamento.

4 - Registrar Suas Atividades Diárias e Relatar Formalmente as Irregularidades Encontradas, Com Propostas e Medidas Corretivas Adequadas e Posterior Medida De Execução

Muitos prevencionistas tem desconhecimento, mas a NBR 14023 exige o preenchimento de registros diários da atividade do bombeiro. Em casos de incêndio, estes registros podem e devem servir de base para a investigação do sinistro.

Diferenças entre bombeiro civil e bombeiro militar
Os bombeiros civis também são chamados de brigadistas e não seguem a carreira militar. Sua formação é menos complexa, e neste caso, o curso tem duração de aproximadamente um mês. Atuam sempre dentro dos limites da propriedade para a qual foi contratado.

Já um bombeiro militar possui atuação ampla e pode exercer suas funções em qualquer local em que o socorro seja necessário. O curso de formação para esta profissão é mais abrangente. Assim, a duração é de no mínimo nove meses, com dedicação exclusiva.

Fontes:

Edital Concursos Brasil

Fire Soldiers Ubatuba

Gostou dessa matéria? Curta e Compartilhe, ah deixe seu comentario também!

Autor

Renato Montanari

Renato Montanari

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua como consultor Web desde 2004. Especialista em programação PHP, Banco de Dados Mysql, CSS3, HTML5, Jquery, Responsive Design e um aventureiro em Artes Gráficas. Atualmente é consultor de Internet procurando oferecer a melhor solução de custo benefício a empresas que buscam um espaço na Web. Nas horas vagas uma das paixões é estar no Mar.

Enviar Comentário