Wiki Ubatuba

Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal

A ideia de nomear nossa biblioteca como “Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense” partiu do mecenas Ciccillo Matarazzo, ou Francisco Matarazzo Sobrinho, que foi prefeito de Ubatuba entre 01/01/1964 e 31/01/1969.

O nome da biblioteca foi atribuído pelo decreto número 52, datado de 06 de julho de 1967, como uma homenagem ao primeiro centro cultural da cidade, o “Gabinete de Leitura Atheneu Ubatubense”, fundado em 04 de julho de 1875.

O ateneu abrigava cerca de 5 mil livros provenientes de uma biblioteca particular. Era utilizado por um grupo de associados que tinham em comum o prazer pela leitura. A biblioteca pública de Ubatuba foi inaugurada em 28 de outubro de 1967, quando a cidade completou 330 anos. Desde 31 de outubro de 1985 a biblioteca tem como endereço a praça 13 de Maio, 52, uma edificação térrea originalmente destinada a abrigar a Prefeitura da cidade.

O prédio foi construído em 1964 e leva a assinatura do arquiteto modernista Oswaldo Bratke. Antes do atual endereço, a biblioteca funcionou por 9 anos no Paço da Nóbrega (avenida Iperoig esquina com rua Conceição), edifício histórico que abrigada então a Câmara Municipal.

Em 1976 mudou-se para um edifício já demolido na rua Thomas Galhardo. Desde 1987, a biblioteca pública Municipal Ateneu Ubatubense é administrada pela FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

Localizada na Praça 13 de maio, no centro da cidade, a Biblioteca Municipal ocupa a antiga sede da Prefeitura de Ubatuba, ode encontra-se também o Memorial “Ciccillo Matarazzo”.

Hoje com um acervo de aproximadamente 20 mil volumes, a Biblioteca Municipal atende principalmente o público estudantil.

O acervo de livros é aberto para que o leitor escolha a obra de sua preferência. A Biblioteca também disponibiliza ao público um sistema digital de pesquisa.

Para o empréstimo de livros, o leitor precisar fazer sua carteira, que é um documento pessoal e intransferível. Para melhor atender a população, a carteirinha só é renovada se a situação do sócio estiver regularizada – com livros devolvidos e dívidas pagas.

Documentos e Informações Necessárias
1 Foto 3×4
Comprovante de residência recente (conta de água, de luz, ou de telefone atuais)
Documento original com foto (RG ou CNH)
Número de telefone para contato Para menores de 12 anos, no ato da inscrição, o responsável deverá assinar uma autorização.

Endereço: Praça 13 de Maio, nº 52 – Centro Telefone: (12) 3832 4584

Fontes: Fundart Ubatuba, Biblioteca Municipal de Ubatuba.