Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela realiza cerimônia de abertura da 10ª Copa Brasil de Vela

Compartilhar
Prefeitura de Ilhabela realiza cerimônia de abertura da 10ª Copa Brasil de Vela

As regatas seguem até o dia 29 de outubro

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e em parceria com a Confederação Brasileira de Vela e Federação de Vela do Estado de São Paulo, promoveu nesta quarta-feira (26), a cerimônia de abertura da 10ª Copa Brasil de Vela. O evento foi realizado na Escola de Vela de Ilhabela “Lars Grael”.

Até o próximo dia 30, a capital nacional da vela recebe este que é um dos principais eventos do esporte da vela, com a participação de velejadoras e velejadores campeões mundiais, de classes olímpicas, classes do mundial da juventude e de classes convidadas. Também nesta ocasião, realize-se o campeonato brasileiro interclubes.

O prefeito Toninho Colucci compareceu à cerimônia, agradeceu a todos os presentes e falou da importância da Vela para Ilhabela, não apenas como aspecto cultural, mas como também um dos impulsionadores do turismo. “Todos esses eventos de Vela são importantes para nós, a participação da nossa flotilha nessa etapa da CBVela é muito bacana, ver a garotada aqui, ver os velejadores do futuro que vão participar e vão sentir de perto, então quero dar meus parabéns a todos que vão participar e que vão mostrar a sua aptidão na Vela”, salientou.

O Capitão de Fragata, André Luís Abreu Castelo Soares, falou da importância do mar não apenas pelo petróleo e gás natural, mas principalmente para o comércio. “Esse momento em Ilhabela, como Capital da Vela, mostra a importância da Marinha em estar presente aqui com todos vocês. Parabenizo a todos os competidores nacionais e de fora também, bons ventos e excelente competição”, declarou.

O vice-presidente da CBVela, Daniel Azevedo representou o presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro na cerimônia de abertura. “É uma honra estar aqui mais uma vez, incentivando, conectando, ajudando a capital nacional da Vela a investir nessa modalidade, e desejo bons ventos a todos”, salientou.

O secretário de Esportes e Lazer, Harry Finger, agradeceu às autoridades presentes e as secretarias envolvidas. “Muito feliz de receber a todos e mais uma etapa da Copa Brasil de Vela pelo segundo ano consecutivo e a gente espera que entre em nosso calendário, a Copa Brasil de Vela tão importante para o Brasil inteiro”, destacou.

Homenagens

A Copa Brasil de Vela será realizada com a certificação de evento neutro de carbono, do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN.  As emissões  de gases do efeito estufa, geradas pelo combustível das embarcações de apoio às regatas, serão compensadas com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em área de restauro florestal do Parque Ecológico do Tietê em São Paulo. Para marcar a ação, o prefeito Toninho Colucci realizou a entrega de quatro mudas de pau brasil, fornecidas pelo Viveiro Municipal Aroeira, para os representantes da CB Vela, Sandra Dicroce, Diretora de Sustentabilidade e Walter Böddener.

A cerimônia foi encerrada com uma homenagem à Marinha do Brasil, por ocasião dos 200 anos da Esquadra Brasileira. O Capitão de Fragata, André Soares, recebeu a réplica da placa que marca o reconhecimento do papel histórico do poder naval para a conquista da Independência do Brasil das mãos do prefeito Toninho Colucci.

O evento contou com a presença do vice-prefeito João Pedro Reale Colucci; da  secretária Luciane Leite (Desenvolvimento Econômico e Turismo); do secretário Ezequiel Alves (Comunidades Tradicionais Pesca e Agricultura); do secretário Cristobal Parraga (Mobilidade e Segurança); do secretário Luiz Henrique Homem Alves (Assuntos Jurídicos); do secretário Flávio Miranda (Obras); da secretária Kátia Freire (Meio Ambiente); do subsecretário Jadiel Vieira “Keko” (Mobilidade); do subsecretário Ailton de Carvalho (Segurança); do secretário adjunto Marco Antonio Mroz (Meio Ambiente); do secretário adjunto Ricardo Cretella (Desenvolvimento Econômico e Turismo); os vereadores Gabriel Rocha, Donato dos Santos Silva “Viola” e o vice-presidente da Câmara Municipal Leleco Augusto; Renato Kaufmann (representando a FEVESP); a diretora de Sustentabilidade da CBVela e secretária adjunto de Governo Sandra DiCroce Patrício; o diretor técnico da CBVela Cláudio Bíeckark e o gerente de Competições e Eventos da CBVela, Walter Böddener.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela