Ubatuba

Escuta de crianças traz novo olhar para a primeira infância em Ubatuba

Escuta de crianças traz novo olhar para a primeira infância em Ubatuba

O Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) promoveu atividades com crianças de 4 a 11 anos. Saúde, educação, moradia, transporte público e meio ambiente são temas contemplados

O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental

Crianças de Ubatuba participaram de uma etapa importante para o levantamento de informações sobre a situação da infância no município, por meio da escuta qualificada realizada pelo Projeto Primeira Infância Cidadã. Escutar ativamente, aprender e trazer a perspectiva das crianças sobre a cidade e o espaço em que estão inseridas são o foco das atividades que tiveram 22 participantes (um grupo com 09 crianças de 4 a 6 anos e outro com 13 crianças, com idade entre 7 e 11 anos), de diferentes bairros: a comunidade do Sesmarias, no Projeto Namaskar e a comunidade caiçara do Camburi. As informações coletadas nesses encontros vão integrar um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este diagnóstico situacional deverá servir como guia orientador das prioridades a serem consideradas no processo de elaboração e implementação dos Planos Municipais da Primeira Infância, objetivo principal do PIC.

Utilizando uma metodologia participativa, em um ambiente lúdico e de livre expressão, a equipe do projeto fez a escuta qualificada sobre várias situações e contextos em relação à saúde, escola, família, espaços públicos, moradia e meio ambiente. Em Ubatuba, as crianças foram muito participativas e questões como cuidados com a cidade, com as vias de acesso e até com a estrutura das construções foram destacadas nos depoimentos. “Aqui no Camburi falta muita coisa. Precisa parar de construir em cima e embaixo porque fica feio”, disse um participante. Outro alertou para a falta de cuidados de turistas que jogam lixo no chão,  e uma criança pediu o conserto da estrada. “Precisa arrumar a estrada e não colocar um tiquinho de asfalto, não!". As dinâmicas exploraram também os sonhos, como um parque aquático e um tirolesa na praia e outras aspirações, como as de Kauan, de 10 anos, que quer ser surfista profissional, mas sente falta das aulas de surf que acabaram por conta da pandemia.

A coordenadora de qualificação do PIC, Judite Dutra, enfatizou a importância desse processo para ajudar na elaboração de um diagnóstico participativo, para orientação dos municípios no que deve ser prioridade e ajudar a definir o direcionamento e uso responsável dos recursos públicos, atuando onde é realmente necessário para melhorar a qualidade de vida da população. “Nosso pressuposto básico é que as crianças têm direito de participar e que têm muito a contribuir para trazer uma ideia da realidade local, expressando de que forma se relacionam com a cidade onde vivem. Queremos entendê-las no seu mundo para compreender seus desejos imaginários e concretos”, conclui.

As rodas de escuta estão sendo realizadas nos municípios participantes do Projeto Primeira Infância Cidadã em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Norte. No total, serão ouvidas cerca de 500 crianças, selecionadas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada localidade. O projeto é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância. 

A Avante – Educação e Mobilização Social é uma OSC sediada em Salvador, Bahia. Atua, há mais de 25 anos, na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta de ação, a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e dar sentido às suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.

fonte: ATcom