A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) encerra 2024 com resultados significativos, que reafirmam seu papel como promotora da arte e da cultura na cidade. Durante o ano, mais de 1.300 pessoas participaram de oficinas culturais da Fundação, dez eventos foram realizados e outros 16 apoiados pela Fundart, além de mais de R$ 110 mil do Fundo Municipal de Cultura destinados a projetos do município.
Outro marco de 2024 foi o processo seletivo que contratou novos funcionários efetivos para a Fundart, algo que não acontecia desde 2014. Foram contratados dois agentes culturais, uma recepcionista e uma bibliotecária, com a previsão de mais contratações no próximo ano.
Inclusão por meio da arte
O projeto Arte para Todos contou com 1.100 alunos inscritos neste ano em oficinas culturais gratuitas. As aulas abrangeram modalidades como desenho artístico, grafite, fibras naturais, pintura em tela, pintura livre, modelagem em argila, tecelagem, capoeira, teatro, fotografia digital, jazz, violão, cavaquinho, danças étnicas, piano, dança do ventre e violão erudito.
A Oficina de Dança – Ballet, existente há 29 anos, também contemplou todas as faixas etárias, registrando, neste ano, mais de 200 alunos.
A diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito, celebrou o impacto das ações. “Este ano, provamos que a cultura é um instrumento transformador e acessível. Estamos muito orgulhosos de levar arte para toda a cidade e de preservar nossas tradições. Nossa missão é fazer com que cada morador de Ubatuba se sinta parte dessa construção cultural”, declarou.
Valorização das tradições culturais
A Fundart também reafirmou seu compromisso com as manifestações culturais locais, promovendo as tradicionais festas de São Pedro Pescador (101ª edição) e o Festival da Cultura Popular Caiçara (16ª edição), onde grupos de fandango, danças étnicas, coral indígena, entre outros, se apresentaram com apoio financeiro de editais. Nessas ocasiões, atividades, como a tradicional corrida de canoas, mantiveram vivas as raízes caiçaras, celebrando a diversidade cultural do município.
Ao longo do ano, a Fundação organizou dez eventos próprios, entre eles o Festival de Marchinhas, a Encenação da Paixão de Cristo, a Mostra Coletiva dos Artistas de Ubatuba, o Concurso Literário, o Mês da Consciência Negra – Negro de Todas as Cores, além de apoiar a realização de 16 iniciativas tradicionais, como a Folia de Reis e a Festa do Trabalhador do Ipiranguinha, entre outros.
“Os eventos que organizamos ou apoiamos são mais do que entretenimento: são espaços de resgate e valorização da história e dos costumes que formam quem somos”, afirmou Francisco Campos, diretor cultural da Fundart.
Investimento em projetos culturais
Por meio do Fundo Municipal de Cultura, a Fundart destinou R$ 110 mil para apoiar quatro projetos: o FePet – Festival dos Pequenos Espaços Teatrais, a Exposição Coletiva de Artistas Mulheres 2025, o Encontro de Música Caiçara e o Cinema Popular Ubatuba.
Ainda foram divulgados neste ano editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), de premiação de Mestres e Mestras e Pontos de Cultura, e também de fomento a projetos culturais, que continuam em andamento.
“Seguiremos trabalhando para que a cultura seja um direito e um motivo de orgulho para toda a nossa população”, concluiu Thaila Brito.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba