Ubatuba

Escolas de Ubatuba fazem parte do Programa Cantinho do Livro

Compartilhar
Escolas de Ubatuba fazem parte do Programa Cantinho do Livro

As escolas municipais de Ubatuba fazem parte do “Programa Cantinho da Leitura” estipulado pelo Ministério da Educação desde o início de 2025. O governo federal através da Resolução CD/FNDE/MEC n º22, de 24 de outubro de 2023, promoveu o incentivo às instituições de ensino a terem um espaço em que as crianças possam ter um espaço para a literatura.

Essa iniciativa visa beneficiar crianças de 4 a 12 anos a promoção da alfabetização e o incentivo à leitura.

“O objetivo desse projeto é viabilizar a organização de um espaço planejado para apoiar o professor na promoção de interações entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os livros. Mais uma grande conquista para os alunos”, ressaltou o secretário de educação, Josué Gulli.

A criação dos espaços de leitura adequados às necessidades e contextos dos alunos, respeitar suas características etárias, socioculturais e étnico-raciais. As escolas que participam do programa foram selecionadas com base em critérios específicos, como a presença de matrículas de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a regularidade junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“A finalidade desses livros é incentivar a leitura para os estudantes da pré escola (Etapa 1 e 2) até o quinto ano. Em cada sala de aula haverá, pelo menos, duas caixas literárias (cada volume possui 42 livros). Esse material ficará nas escolas municipais no Cantinho do Livro”, explicou o supervisor municipal da secretaria de educação, André Luiz Marques.

O valor médio de R$ 1.235,00 estipulado por sala de aula visa contemplar a variedade de materiais disponíveis para aquisição ou fabricação, conforme lista de itens sugestivos. Importante ressaltar que o valor fixo destinado a cada escola visa atender ao turno com o maior número de turmas que atendam o público-alvo.

O objetivo do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é viabilizar a instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em sala de aulas apropriados à faixa etária, ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos estudantes.

“O governo federal encaminha a verba para que cada sala de aula tenha o seu espaço. O dinheiro enviado é para aquisição de móveis e livros. A questão da escolha material literário é de exclusividade de cada município”. Explicou Marques sobre a questão financeira do programa.

Os recursos destinados ao Cantinho de Leitura podem ser reprogramados para o ano seguinte, desde que isso seja devidamente registrado na prestação de contas da unidade executora.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba