O “Setembro Verde” remete ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), que foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Para marcar este mês, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) em parceria com a Secretaria de Assistência Social DE Caraguatatuba promove palestras sobre o assunto em pontos diferentes da cidade com o objetivo de dar visibilidade às pessoas com deficiência, que tantas vezes são invisibilizadas, discutir preconceito e capacitismo e propor um letramento coletivo e mudança de visão.
A primeira ação foi a “Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços”, no Centro de Referência Assistência Social, CRAS Centro, no bairro Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária.
A coordenadora do CRAS Centro, Juliana Alexandre de Souza Florentino, disse aos participantes que o encontro foi “um momento de reflexão e aprendizagem”.
A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, conversou com os presentes sobre inclusão, capacitismo e os avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência.
“O grau de restrição de participação social para uma pessoa com deficiência está diretamente relacionada às barreiras ambientais e muito mais com as barreiras atitudinais encontradas e atitudes de exclusão, formas de tratamento, linguagem e na negação de oportunidades, baseado na ideia de que um padrão corporal “normal” é superior, o que limita o pleno exercício da cidadania e igualdade. Quando a gente faz um movimento para inclusão, a gente não está falando somente da pessoa com deficiência, estamos tratando de respeito às diferenças e da valorização à diversidade”, avaliou Ivy Malerba.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi), Priscila Moraes Lopes, abordou a “Conscientização da família, da sociedade e do Município sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência”.
O secretário executivo dos Conselhos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Lucas de Carvalho Pinto, contextualizou sobre a criação e o significado do “Setembro Verde”, e sobre as reivindicações por direitos básicos de inclusão.
A assistente social, Claudia Donizete, explicou sobre os serviços prestados pelo município para garantir a inclusão da Pessoa com Deficiência. O educador físico, Felipe Leite, falou do Programa Inclusão em Movimento, que tem como objetivo fortalecer a educação e o esporte inclusivos, estimular o desenvolvimento e prática da atividade física e o projeto Praia Acessível, que funciona na praia do Centro. A advogada e assessora da Sepedi, Thayse Regina Salinas, falou sobre a Lei Brasileira de Inclusão e o combate ao capacitismo.
Os servidores públicos na Sepedi, Dario Garcia e Micheli Castilho de Oliveira, ambos fazem uso de cadeiras de rodas, deram seus respectivos depoimentos sobre suas experiências de vida ao enfrentarem os obstáculos e dificuldades de uma deficiência física no dia a dia.
Setembro Verde
O Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, número que corresponde a 7,3% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O “Setembro Verde” foi instituído pela Lei nº 11.133/2005, sendo a cor verde escolhida por ser associada à ideia de renascimento e o florescimento, e representar desta forma o desejo por uma sociedade mais inclusiva, onde pessoas com deficiência possam viver com dignidade e igualdade.
Este mês tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de garantir direitos, fortalecer políticas públicas e promover a dignidade humana e combate a atitudes discriminatórias.
O Setembro Verde reforça a luta pela plena participação das pessoas com deficiência na vida social, econômica, política e cultural do país.
Programação
17/9 – 9h – Local: Núcleo Pedra Grande, Massaguaçu – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.
18/9 – 13h30 – Local: Núcleo João Bolinha, Casa Branca – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.
19/9 – 9h30 – Local: CRAS do bairro Barranco Alto – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.
21/9 – 9h – Local: Praça da Cultura, Centro – 12º Encontro de Dança Circular do Litoral Norte “Roda Inclusiva”.
23/9 – 8h30 – Local: Centro Universitário Módulo, bairro Martim de Sá – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.
24/9 – 10h – Local: CRAS Sul, bairro Perequê-Mirim – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.
25/9 – 19h30 – Local: Centro Universitário Módulo, bairro Martim de Sá – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.
26/9 – 9h – Local: Praia Acessível, Centro – “Setembro Verde na Praia: Celebrando em Sinais” no Dia Nacional do Surdo.
Secretaria de Comunicação – 12/9/2025
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba