A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, promoveu um amplo debate sobre quais as necessidades dos idosos no município e quais políticas públicas devem ser implementadas para proporcionar um envelhecimento mais digno, participativo e respeitoso no município.

#PraTodosVerem Participantes da 3ª Conferência votam propostas levantando o braço e crachá. Eles estão sentados na plateia, no auditório do Ciapi, no bairro Jardim Jaqueira.
O evento realizado pela equipe da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em sua sede, na quarta-feira (7), reuniu representantes do poder público e sociedade civil que estiveram presentes para apresentar e escolher as propostas feitas nas cinco pré-conferências, em regiões distintas da cidade, de acordo com os cinco eixos da temática principal: 1- Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; 2 – Fortalecimento de Políticas para a proteção à vida, à saúde, e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; 3 – Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; 4 -Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
Em cada Eixo foram eleitas cinco sugestões no âmbito municipal, outras cinco para o estadual e mais cinco para o federal.
Na oportunidade também foram eleitos um delegado da sociedade civil, Luís Otavio Paes, titular, e suplente, Thifany Félix Guimarães; e um delegado representante do poder público, Renata Shiraishi, titular, e a suplente, Claudia Regina Balazo. Os delegados representarão Caraguatatuba na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em agosto, em São Paulo.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita, os delegados eleitos. Claudia Regina Balazo (suplente), Renata Shiraishi (titular), Thifany Félix Guimarães (suplente) e Luís Otavio Paes (titular).
Na reunião estadual serão apresentadas as propostas municipais, que posteriormente serão compiladas em um documento para apresentação pelos delegados eleitos na estadual, durante a Conferência Nacional, em novembro, em Brasília.
“A 3ª Conferência Municipal cumpriu o papel de ser um espaço de diálogo e debate sobre um tema tão importante para nossa sociedade e será fundamental para construirmos políticas públicas para o nosso município a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, toda conversa que tivemos, no decorrer das cinco Pré-Conferências e da Conferência principal nos proporcionou uma visão geral dos anseios da nossa comunidade idosa. Nosso compromisso, a partir daí, é estabelecer estratégias para possibilitar um envelhecimento mais digno, participativo e respeitoso em Caraguatatuba, no estado e no país”, avaliou Ivy Monteiro Malerba, secretária da Sepedi.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba