Caraguatatuba

Caraguatatuba completa 168 anos e busca manter protagonismo no desenvolvimento regional

Compartilhar
Caraguatatuba completa 168 anos e busca manter protagonismo no desenvolvimento regional

Caraguatatuba completou 168 anos de emancipação político-administrativa no último domingo (20/4) e se vê diante do desafio de projetar sua infraestrutura de polo de desenvolvimento do Litoral Norte para os próximos 30 anos.

A cerimônia de hasteamento dos pavilhões em comemoração ao aniversário da cidade mais jovem da região foi realizada no último domingo (20/4), no Teatro Mario Covas, no Indaiá.

O prefeito Mateus Silva destacou que a resiliência é uma das características do povo caraguatatubense desde a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba. “São 168 anos de uma cidade que sofreu muita dor há 58 anos. Nós temos uma história maravilhosa de renascimento, em algumas vezes da nossa história, Caraguatatuba foi descontinuada, seja por epidemia ou por uma catástrofe natural (Catástrofe de 1967). Hoje, estamos aqui em um município que se posiciona para ser um hub de ligação entre as quatro cidades”, recordou. “Nós assumimos com grandes desafios de ordens estruturantes, escolas que chove dentro, postos de saúde que não funcionam, prédios públicos interditados pela Defesa Civil por falta de  manutenção, mas são desafios que nos fazem evoluir, crescer ainda mais e amadurecer a frente da prefeitura”, enfatizou.

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva discursa para o público presente na cerimônia cívica do aniversário de 168 anos de Caraguatatuba na frente das autoridades em cima do palco (Foto: JC Alemão/PMC)

O prefeito disse que investimentos não serão feitos para resolver somente os problemas atuais. “Somos a cidade do litoral brasileiro perto de um grande centro com o maior número de áreas disponíveis para o desenvolvimento sustentável e saudável. Precisamos capitanear esse avanço em prol da população. Um dos nossos maiores desafios é projetar a Caraguatatuba que queremos nos próximos 30 anos para acolher ainda mais nossos moradores e turistas”, adiantou.

O final da solenidade, o padre Vladimir Ferreira Coelho, vigário geral da Diocese de Caraguatatuba e cura da Catedral Divino Espírito Santo, e o presidente do Conselho de Ministros e Pastores de Caraguatatuba (Compac) pastor Genildo Leônidas, fizeram orações em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, prestigiou a solenidade e disse que representou os demais prefeitos da região, que já tinham compromissos anteriormente assumidos. Além de Colucci, a cerimônia contou com a presença de autoridades civis, militares, judiciárias e políticas da região.

Secretaria de Comunicação Social – 22/4/2025

Fotos: JC Curtis/PMC

Logo Oficial ODS

Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba