O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba está com estoque reduzido de leite materno devido à diminuição de mães disponíveis para doação, fato comum nesse período de festividades e férias escolares.

#PraCegoVer: Responsável Técnica de Alimentos do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, nutricionista Lilian Gleicy Erlich, segura um frasco com leite materno doado (Foto: Divulgação/PMC)
Atualmente, o banco de leite coleta em média 10 litros de leite cru por mês e distribui cerca de 3,4 litros de leite pasteurizado, número abaixo do ideal para suprir as necessidades da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
O Governo Municipal de Caraguatatuba reforça a importância da captação de novas doadoras de leite materno para suprir a demanda de prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris, que atende as quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo.
A Responsável Técnica de Alimentos do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, nutricionista Lilian Gleicy Erlich, destaca que o leite materno é o melhor e mais completo alimento para os bebês. “Para os prematuros, é de suma importância. O leite materno contribui para o crescimento e desenvolvimento dos bebês, reduz o risco de diarreia e de alergias, além de contribuir para o ganho de peso e, consequentemente, o menor tempo de internação. Se amamentar é um ato de amor, doar o leite materno é um ato de amor ainda maior.”
O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba é credenciado pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano – Fiocruz e tem por objetivo apoiar, promover e proteger o aleitamento materno como política pública em prol da saúde do binômio ‘mãe/bebê’ e toda a sociedade.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são coletadas no domicílio da doadora, uma vez por semana, pela própria equipe do Banco de Leite. Um litro de leite materno doado pode ajudar a salvar a vida de até 10 recém-nascidos por dia.
Localizado junto ao Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), que fica dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), o Banco de Leite Humano orienta que, para ser doadora, a mãe e o bebê devem estar saudáveis e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.
Seja uma doadora
Mães que estão amamentando exclusivamente, com excesso diário de leite, clinicamente saudáveis e residentes em Caraguatatuba podem ser doadoras.
As interessadas em doar leite materno podem procurar a unidade do Banco de Leite, que funciona das 7h às 17h. O telefone para dúvidas é (12) 3897-3510.
Para facilitar a comunicação, o espaço também conta com um número de WhatsApp para fornecer orientações de modo remoto. O telefone de contato é (12) 99635-3917, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Secretaria de Comunicação Social 11/2/2025
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba