Ubatuba

Consolidada parceria para produção de Hidrogênio Verde em Ubatuba

Consolidada parceria para produção de Hidrogênio Verde em Ubatuba

O prefeito Márcio Maciel (MDB), em comitiva representada por três secretários municipais, retornou da Bélgica nesta quarta-feira, 20, com um promissor e inusitado presente para Ubatuba: a consolidação da parceria entre a Fundação ISCM e a Prefeitura Municipal para a produção de Hidrogênio Verde na cidade.

Ubatuba será a primeira cidade brasileira a negociar um projeto dessa magnitude em nível municipal. Após longa reunião na sede da Fundação, em Bruxelas, com o presidente da Fundação belga, Dr. Zsolt Nyiri, o chefe comercial Joris Korten e os membros da comitiva, o Prefeito deu a largada para o início dos estudos de viabilidade para a implantação do hidrogênio em Ubatuba.

O projeto, além de lançar Ubatuba entre uma das líderes mundiais na revolução energética, para fornecer energia limpa e contribuir com a descarbonização do planeta, poderá render mais de 4 bilhões de euros (cerca de 21 bilhões de reais) para a cidade ao longo de 30 anos.

“Retornamos com esse grande presente de Natal para a nossa cidade. Esse projeto está alinhado com as urgências climáticas mundiais, vai gerar muitos empregos e proporcionar muitas melhorias sociais para a nossa Ubatuba”, celebrou o prefeito Márcio Maciel.

Face ao sucesso da reunião, serão iniciados os estudos de viabilidade da Fundação em nosso território, o que deve durar quatro meses. Em análise preliminar, Ubatuba já é apontada pela Fundação como uma cidade promissora para o desenvolvimento do projeto.

“Ubatuba tem características geográficas únicas e positivas para a produção do hidrogênio verde, como, por exemplo sua imensa bacia hidrográfica e a proximidade dos portos”, explicou o Dr. Professor Gustavo Medina, CEO da Fundação no Brasil.

A ISCM é uma fundação sem fins lucrativos que atua em diversas cidades do mundo, com investimento em projetos sustentáveis, levando tecnologia de inovação, ao mesmo tempo que garante o desenvolvimento de programas de bem-estar social.

A captação de recursos para a implantação do projeto é de responsabilidade da ISCM Investments, braço financeiro da Fundação. A Prefeitura de Ubatuba não terá nenhum ônus, seu papel é o apoio institucional necessário para a obtenção de licenças e permissões às empresas que vão fazer a gestão do empreendimento.

Registrada na ONU e membro da Aliança Europeia para o Hidrogênio Limpo, a Fundação ISCM já tem em andamento plantas do hidrogênio verde em, por exemplo, cinco cidades do México e em outras cidades da África do Sul.

“Agradeço muito a presença dessa comitiva em nossa sede, pois possibilitou a apresentação detalhada de todas as etapas do projeto para firmarmos esse acordo”, celebrou Dr. Nyiri.

“Tornou-se evidente o compromisso e apoio do prefeito no projeto, que vai garantir água limpa e empregos para muitas gerações ubatubenses”, completou Dr. Nyiri.

O hidrogênio verde (H2V) é obtido por meio de energia limpa e renovável, sem emissões de CO2. Esse processo separa hidrogênio e oxigênio da água e, automaticamente, é capaz de despoluir rios. A Fundação tem em mãos tecnologias de última geração para a instalação do H2V, com uma patente inovadora.

“A despoluição do rio Acaraú pode se tornar um dos grandes presentes a curto prazo para o nosso município. Reverter suas águas poluídas em limpas é um ganho tanto para o meio ambiente, quanto para todos os cidadãos ubatubenses e turistas da cidade. Uma vitória para Ubatuba”, comentou o prefeito Márcio Maciel.

O rio Acaraú nasce limpo no Parque da Serra do Mar. Depois de passar pelas estações da Sabesp, sua qualidade se deteriora drasticamente em curto espaço e deságua no Itaguá com níveis críticos de poluição.

A preocupação de ambientalistas, que se debruçam sobre estudos para essa despoluição pode estar com seus dias contados com a implantação do hidrogênio verde na cidade.

Os benefícios desse projeto não cessam por ai. No acordo está previsto o desenvolvimento de projetos sociais apontados pela Prefeitura de Ubatuba. O prefeito Márcio Maciel já demostrou interesse na modernização e ampliação da Santa Casa de Misericórdia como um dos principais investimentos.

“Há muitas melhorias de que Ubatuba necessita com urgência e uma delas é a ampliação da nossa Santa Casa. Vamos criar mais leitos e modernizá-la para atender melhor toda a população”, frisou o prefeito.

Outro compromisso da Fundação é criar e apoiar instituições de ensino superior, como uma escola de negócios para a formação de técnicos locais que darão continuidade ao projeto ao longo dos anos.

“As nossas competências estão direcionadas a projetos de investimentos sustentáveis, que asseguram uma boa governança e garantem o desenvolvimento de projetos sócias ao município em que atuamos. Assim será estabelecido um ciclo de riquezas por muitas gerações em Ubatuba”, finalizou Dr. Nyiri.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba