Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela suspende temporariamente obras do acesso à região Sul e declara fim do “Pare e Siga”

Prefeitura de Ilhabela suspende temporariamente obras do acesso à região Sul e declara fim do “Pare e Siga”

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, anunciou nesta sexta-feira (22) a suspensão das obras do acesso à região Sul da cidade até o fim do ano e o término do “Pare e Siga” no trecho das Ilhas das Cabras. A medida visa dar mais vazão ao trânsito e melhorar a mobilidade dos moradores e turistas durante a temporada de verão.

“Estamos terminando as obras daquele trecho das Ilhas das Cabras e agora é o fim do “Pare e Siga”. A gente volta às obras só no próximo ano, mas sem “Pare e Siga”. Quero pedir desculpas a todos que de alguma forma enfrentaram esses transtornos, mas as obras e esses percalços são temporários e depois fica o ganho para toda a sociedade”, declarou o prefeito.

A obra contempla a readequação geométrica do traçado, melhorias no sistema viário e troca de pavimentação, incluindo a duplicação do início do trecho que leva à região sul, visando proporcionar um fluxo de tráfego mais fluído e seguro. Com isso, espera-se reduzir o tempo de deslocamento e minimizar os congestionamentos, principalmente durante a temporada de verão, quando a cidade recebe um grande fluxo de visitantes.

Calçadas acessíveis e ciclovia

Um dos aspectos mais significativos desse projeto é a construção de calçadas acessíveis ao longo de todo o percurso. A medida visa garantir a mobilidade e a segurança de todos os pedestres, especialmente aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, a inclusão de uma nova ciclovia, que se estenderá da Praça do Mapa, na Barra Velha, até a Praia da Ilha das Cabras (Pedras Miúdas), representa um passo importante para a promoção da mobilidade sustentável, estimulando o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo, saudável e sustentável. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 69 milhões e previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024. O novo acesso à região sul trará uma verdadeira transformação para a região. Os moradores poderão contar com infraestrutura moderna e eficiente no trecho, facilitando seus deslocamentos diários e promovendo uma maior integração entre os bairros, com destaque para a Barra Velha.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela