Caraguatatuba

Saíra-sete-cores é escolhida como ave símbolo de Caraguatatuba

Saíra-sete-cores é escolhida como ave símbolo de Caraguatatuba

Caraguatatuba encerrou a eleição para escolher a ave-símbolo da cidade nesta quarta-feira (20) e a saíra-sete-cores foi a grande vencedora entre as espécies candidatas, com o destaque para os 995 votos obtidos.

No total, o projeto alcançou números expressivos, com o engajamento de 2.125 pessoas que votaram na ave que mais atraiu a atenção. Todas elas receberam votos significativos, mas o embate final foi entre a saíra-sete-cores e a coruja buraqueira, que ficou em segundo lugar com 797 votos.

A eleição foi considerada um sucesso pela ampla participação popular. Os comentários carinhosos deixados pelos participantes também foram bastante significativos, com elogios à iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

#PraTodosVerem: Ave eleita símbolo de Caraguatatuba, Saíra-sete-cores (Foto: Miguel Nema)

Em relação à ave eleita, as considerações deixadas fizeram jus às características marcantes da Saíra-sete-cores, como o destaque para a plumagem colorida que representa bem as cores da serra, do mar e dos rios. Outro fator importante é a sua preferência por ninhos nas famosas bromélias como o ‘Caraguatá’, espécie que deu origem ao nome da cidade.

As saíras-sete-cores são aves bastante sociáveis, geralmente vistas em bandos e até mesmo bandos mistos, sendo encontradas com frequência em restingas, encostas e comedouros com frutas.

Ela é uma espécie monogâmica, ou seja, formam casais, construindo os ninhos e cuidando dos filhotes juntos. Seu nome científico “Tangara”, em tupi, significa dançarino, em razão das acrobacias que faz durante sua busca por alimento.

O projeto contou com amplo apoio da Câmara dos Vereadores, representada por Jair Silva, que aprovou os projetos de lei relacionados ao ‘Dia do Observador de Aves’ e à eleição da ave-símbolo.

Além disso, houve a parceria com profissionais da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc.

A ONG Save Brasil também está apoiando e sendo uma importante parceira do projeto. A organização é bastante respeitada por seus mais de 15 anos de trabalho na conservação das aves e do meio ambiente.

Caraguatatuba valoriza a fauna e flora local e a iniciativa tem um grande significado para a cidade. A ave escolhida como símbolo ganhará destaque e visibilidade no ecoturismo de observação de aves, destacando a importância da preservação ambiental e o envolvimento da comunidade na criação de artesanatos relacionados à sua imagem. O projeto também contribuirá para a formação de guias de ecoturismo voltados para trilhas de observação.

O resultado superou as expectativas e todas as aves candidatas ganharam um destaque merecido neste processo, visto que cada uma, com suas peculiaridades e beleza, tornam Caraguatatuba uma cidade tão bela e colorida.

Para mais informações sobre cada ave candidata, você pode acessar a página oficial da Secretaria de Meio Ambiente no site da Prefeitura de Caraguatatuba: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba