Ilhabela

Velejadores de Ilhabela são destaque no 38º Campeonato Brasileiro de Dingue realizado na cidade

Compartilhar
Velejadores de Ilhabela são destaque no 38º Campeonato Brasileiro de Dingue realizado na cidade
Entre os dias 15 e 17 de novembro, a Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael”, foi palco do 38º Campeonato Brasileiro de Dingue, promovido pela Prefeitura. A competição reuniu 32 barcos e 66 velejadores de diversas partes do Brasil, reafirmando o título do município de Capital Nacional da Vela e mostrando a força da classe Dingue.
 
As condições climáticas adversas marcaram o evento no sábado. A entrada de um vento forte e um mar muito agitado levaram ao cancelamento das regatas do dia, com vários barcos virando, sofrendo avarias e alguns velejadores se machucando. Nos outros dois dias de competição, foram realizadas seis regatas, nas quais os participantes demonstraram grande habilidade e superação. 
 
Pelo segundo ano consecutivo, a dupla Gabriel Firme dos Santos e Lívia Quintas, do ICES (Vitória, Espírito Santo), sagrou-se campeã. Em segundo lugar, ficaram Fernando Amorim, do Clube Barravela (Rio de Janeiro), e Carolina Vidal, da EVI (Ilhabela). O pódio foi completado pela dupla Igor de Souza e Miguel Vasconcellos, do Clube Naval Charitas (Niterói). 
 
A dupla da casa, Ana Laura e Cecília Giagio, da EVI/Ilhabela, conquistou a 5ª colocação e foi destaque pela excelente performance nas regatas, representando com orgulho a cidade-sede do evento. 
 
A técnica Patrícia Maria Freitas comentou sobre os desafios e o nível técnico da competição. "Foi um campeonato com muitas emoções e superações. As condições no sábado mostraram como a classe Dingue exige não apenas técnica, mas também resiliência dos velejadores. É sempre um orgulho ver nossa equipe local se destacando entre os melhores do Brasil. Isso reflete o trabalho que realizamos na formação de novos talentos em Ilhabela", destacou Patrícia.
 
O diretor náutico de Ilhabela, Felipe Garcêz, também elogiou a organização do campeonato e o desempenho dos velejadores da Escola de Vela. “O Campeonato Brasileiro de Dingue é uma vitrine do que temos de melhor na vela. Mesmo diante de condições climáticas adversas, nossos atletas mostraram resiliência e competência, honrando o nome de Ilhabela. Esse resultado é fruto do trabalho contínuo na formação de novos talentos e do compromisso da cidade em manter viva a tradição da vela no Brasil”.
 
“O 38º Campeonato Brasileiro de Dingue reafirma o compromisso de Ilhabela com a vela, não só como nossa tradição, mas também como um incentivo ao esporte e à formação de atletas de alto nível. Ver nossos velejadores se destacando em uma competição tão desafiadora é motivo de orgulho para todos nós. Isso é fruto do trabalho sério da Escola Municipal de Vela “Lars Grael”, que investe na formação e no talento dos nossos jovens. Parabéns a todos os participantes e à equipe que organizou esse evento com tanto profissionalismo, consolidando mais uma vez o título de Ilhabela como Capital Nacional da Vela”, finalizou o Prefeito Toninho Colucci. 

Classificação por categoria

Feminino (Todas EVI/Ilhabela): 
1º Ana Laura e Cecília Giagio 
2º Maria Gabryela e Ana Cláudia 
3º Sophia Faria e Marcela Antunes 
 
Estreante: 
1º Cauã Jesus e Hector dos Santos (EVI/Ilhabela) 
2º Ester Machado (EVSS/São Sebastião) e Mariana e Yasmin (EVI/Ilhabela) 
3º Igor Quaresma e Ruan Bastos (EVI/Ilhabela) 
 
Duplas Mistas: 
1º Gabriel Firme e Livia Quintas (ICES/Espírito Santo) 
2º Lorenzo Cardoso (AVSC/Santa Catarina) e Lara Dias (EVI/Ilhabela) 
3º Maria Eduarda (EVSS/São Sebastião) e Marco Antonio (EVI/Ilhabela) 
 
Juvenil: 
1º Rafael Oliveira e João Antonio (EVI/Ilhabela) 
2º Iker Contreras e Guilherme França (EVI/Ilhabela) 
3º Kauê e Maria Alice (EVSS/São Sebastião) 
 
Sênior: 
1º Fernando Amorin (Barravela/RJ) e Carolina Vidal (EVI/Ilhabela) 
2º Igor Souza e Miguel Vasconcellos (Clube Naval Charitas/Niterói) 
3º Eduardo da Silva e Arno Muller (EVA/Santa Catarina) 
 
Categoria 1.5: 
1º Leonardo Almeida e Maria Luiza Almeida (CICP/Recife) 
2º Rodrigo Paraíso e José Roberto (IPACE) 
3º Douglas Lemal e Kauan Xavier (IPACE) 
 
Grand Master: 
1º Ronaldo Moura (Clube Caiçaras) e Sofia Marra (EVI/Ilhabela) 
2º Márcia Maciel e Frederico Menezes (CNA/ICB) 
3º Ricardo Dondeo e Wady Adunn (ICRJ/RJ) 
 
Master: 
1º Luiz Junior e Luiz Felipe (Clube Naval Charitas/Niterói) 
2º André Felipe e Felipe Dimas (ICES/Espírito Santo)
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela