A 50ª Semana Internacional de Vela teve início com a regata “Vela do Amanhã”, no sábado (22). A competição reuniu cerca de 160 crianças de 15 projetos de ensino de vela de São Paulo e Rio de Janeiro, como Mairiporã (SP), Paraibuna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ) e São Paulo (SP).
Os jovens velejadores tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única a bordo dos veleiros participantes. A Vela do Amanhã, idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI), é uma regata dedicada a crianças e adolescentes, com o intuito de promover e incentivar a formação de jovens velejadores. Neste ano, contou com a participação recorde de 46 barcos, um marco histórico para o evento.
A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci e do secretário de Esporte e Lazer, Bruno Prada. “Parabenizo todos os jovens velejadores que participaram desse evento, em especial a flotilha de Ilhabela, que são alunos da Escola Municipal de Vela Lars Grael”, declarou o prefeito Toninho Colucci.
O secretário de esportes de Ilhabela e medalhista olímpico Bruno Prada destacou a importância da competição para a formação dos velejadores. “Acho que a base é a coisa mais importante do esporte. Sem a base, você não tem todo o resto. O trabalho feito pelo Yacht Club de Ilhabela, em conjunto com a Prefeitura, é pensando nesse primeiro contato da molecada. Quem sabe, entre essas crianças que velejam em barcos de Optimist, vinte ou trinta acabem se tornando tripulantes ou timoneiros de oceano”.
Sobre a Vela do Amanhã
A ação social tem como objetivo apresentar os veleiros de oceano para crianças das escolas de vela municipais e estaduais. Por isso, todas as crianças participantes receberam medalhas de participação.
Além disso, também serão realizadas palestras com personalidades importantes do mundo da vela e discussões sobre temas ambientais, promovendo assim a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela