Na terça-feira, 6, Ubatuba marcou presença no evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, ocasião em que foram lançados três importantes programas voltados para o desenvolvimento do turismo: o Turismo Náutico, o Turismo Ferroviário e a Academia do Turismo.
“A gente vai fazer todo o investimento necessário para trazer cada vez mais gente e fazer o turismo em São Paulo cada vez mais vibrante”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas.
Ele ainda comentou na aposta da diversidade, da geografia, e dos diferentes segmentos de experiência que são possíveis oferecer, como o turismo rural, religioso, náutico e ferroviário.
O programa sobre Turismo Náutico visa alavancar o turismo nas áreas litorâneas e fluviais do estado, promovendo infraestrutura náutica, incluindo a construção de píeres e rampas para embarcações e a isenção de tributos para veículos náuticos, visando facilitar o acesso e o uso de barcos. Trata-se de um tema muito presente nas discussões, inclusive, das reuniões do Conselho Municipal de Turismo (CMT), que aponta a necessidade da consolidação do setor, uma vez que as demandas turísticas de Ubatuba aumentam consideravelmente.
Já o Turismo Ferroviário deve resgatar e valorizar o transporte ferroviário como uma experiência turística, com foco em passeios temáticos que destacam o patrimônio histórico ferroviário paulista.
Outra grande novidade de destaque foi a apresentação da Academia do Turismo, que disponibiliza 22 mil vagas de formação gratuita, ainda em 2024, podendo chegar a 100 mil vagas até 2026. “Nós vamos formar a mão-de-obra que vai receber o nosso turista, o nosso visitante. Que vai acolher e tornar o estado de São Paulo um estado diferente”, acrescentou Freitas.
O secretário estadual da pasta, Roberto de Lucena, comentou sobre esse trabalho contínuo de consolidação do turismo paulista. “O Turismo é um bom negócio para São Paulo e já representa quase 10% do PIB. Os novos recursos impulsionam a atração de investimentos”, disse.
Ainda falando em investimentos, foram acrescentados mais R$ 2 bilhões para financiar projetos turísticos ao programa de crédito Creditur SP, totalizando R$ 6 bilhões.
Além de conferir todas as novidades, o secretário de Turismo de Ubatuba, Bruno Oliveira, aproveitou a oportunidade para se reunir com a assessora do secretário estadual sobre os ofícios elaborados pela Secretaria Municipal de Turismo e CMT, sobre realocação de recursos para manutenção e contenção de deslizamentos, entre outros, na Rio-Santos (BR 101) e concessões de gestão dos espaços – como píer do Saco da Ribeira, a área do Cais do Porto e o Horto Florestal de Ubatuba.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba