O mundo do autista é representado pela cor azul, mas o da artista Ana Carolina Bortolato, 17 anos, é uma aquarela. Rosa, amarelo, lilás e todas as cores unem-se para dar vida a desenhos cheios de personalidade e criatividade. Uma paixão que ela nutre desde os dois anos de idade e a acompanha até hoje.
Ana foi diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) leve aos nove anos de idade, porém, apresentava seletividade alimentar desde os seis meses. “É considerado um grau mais leve. Não fui tão prejudicada. Andei e falei na idade correta”, esclarece Ana.
Diferentemente do que se pode pensar, o TEA nunca foi um obstáculo para a jovem que, enquanto desenha, sonha com a faculdade de medicina e com seu futuro no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na verdade, o autismo foi o estopim para algo surpreendente acontecer na vida de Ana.
Seu dom para desenhar e pintar a levaram a ser convidada para ilustrar o e-book “Sorrisos Especiais, mais que especiais”, iniciativa de sua dentista, Dra. Vanessa Ferreira Campos, que atua na rede municipal de saúde como especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Apaixonada pelo trabalho que vem desenvolvendo há mais de 20 anos, Vanessa busca com o livro a oportunidade de falar com outras famílias, cuidadores e pacientes sobre a importância dos cuidados bucais, além de quebrar os medos e paradigmas que há em torno do tratamento odontológico.
“Espero que ‘Sorrisos Especiais, mais que especiais’ possa auxiliar familiares e cuidadores sobre a importância e necessidade de uma boa saúde bucal e tornar a imagem do tratamento odontológico o mais agradável possível, contribuindo com a qualidade de vida e mostrando quanto o tratamento odontológico pode ser legal”, ressaltou a dentista.
O convite para ilustrar o livro digital foi aceito com entusiasmo e o resultado não podia ser outro além de páginas coloridas e repletas de carinho. “Quando a doutora me convidou para fazer os desenhos, eu fiquei muito feliz e aceitei prontamente”.
E a história de cores e pinceis não para por aí! Ana espera ansiosamente pelo mês de junho para iniciar a ilustração do seu segundo livro. “Fui convidada por uma Psicopedagoga que mora nos Estados Unidos. Ela é brasileira, mas reside lá há 25 anos e acompanha alunos autistas nas escolas americanas. Estou muito Feliz”.
Ainda sobre arte, Fernando Pessoa disse: “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”. E Ana Carolina concorda que, se é possível sonhar, é possível realizar. “Nunca desista do que você deseja. Siga em frente, você também consegue”, concluiu feliz a artista.
Sobre TEA
Lembrando que conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-5, o autismo é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos e restritos. Além disso, o DSM-5 também define três níveis de autismo, baseados no grau de suporte necessário para cada pessoa. São eles: leve, moderado e severo.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba