A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura ganhou um espaço informativo dentro do site oficial da Prefeitura de Ubatuba para a divulgação de ofícios do governo estadual sobre a extração, comercialização e consumo de moluscos bivalves (mexilhões, ostras, vieiras e berbigões).
A nova ferramenta, intitulada “Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves” pode ser acessada na parte inferir do site: www.ubatuba.sp.gov.br.
No espaço, são divulgadas informações atualizadas que oferecem uma análise detalhada de toda a região do Litoral Norte, com laudos enviados pela Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
O secretário de Pesca de Ubatuba, Leandro Herrera, explica que os moluscos bivalves são filtradores e se alimentam de materiais em suspensão na água onde estão sendo cultivados. Quando a água está em boas condições, os moluscos apresentam alta qualidade. No entanto, se a água contiver agentes nocivos, os moluscos podem se contaminar.
“Para garantir a saúde pública, uma vigilância constante é essencial, principalmente dos mexilhões, uma vez que a qualidade do produto está diretamente relacionada às condições da água da região de cultivo”, ressaltou Herrera.
As publicações podem ser conferidas por toda a população pelo link: https://www.ubatuba.sp.gov.br/administracao-direta/secretaria-municipal-de-pesca-e-agricultura/sanidade-moluscos/
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba