São Sebastião

São Sebastião recebe visita de representantes do ‘Pescando Tradições e Compartilhando Saberes’ do Rio de Janeiro

São Sebastião recebe visita de representantes do ‘Pescando Tradições e Compartilhando Saberes’ do Rio de Janeiro

Na última sexta-feira (14), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), recebeu a visita dos representantes do projeto ‘Pescando Tradições e Compartilhando Saberes’, importante programa que visa promover a integração e o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) da pesca artesanal.

Realizado pelo Projeto Educação Ambiental Rio de Janeiro e conduzido pelo Ministério Público Federal, a iniciativa é coordenada pelo presidente da Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia de Pitoria (APAAPP), Francisco da Rocha Guimarães Neto (Chico Pescador).

Além do coordenador, participaram também da reunião Milena Manhães, doutoranda em Turismo e responsável pela assistência técnica em turismo do projeto, assim como diversos representantes de associações de pescadores artesanais de cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, houve trocas de experiências e foram apresentadas as formas de trabalho do TBC no Rio de Janeiro, além da produção integrada de pescadores e artesãos na produção de biojoias desenvolvidas a partir de materiais orgânicos encontrados na natureza.

Já a SETUR apresentou todo o trabalho desenvolvido com o segmento turístico no município, como a primeira Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária do Estado; as capacitações desenvolvidas pelo Senac; além do apoio ao projeto Rota Caiçara, que consiste em um passeio de barco, com saída da praia de Boiçucanga, valorizando a cultura caiçara; o Rota Caiçara da Praia de Maresias; auxílio no desenvolvimento de roteiros turísticos com pontos de saídas dos Ranchos de Pesca, como a Fazenda de Mexilhões da Praia da Cigarras; entre outros projetos do município.

Na ocasião, também foi conversado sobre a disponibilização de vagas para pescadores sebastianenses participarem de um intercâmbio de experiências do TBC no Rio de Janeiro.

Premiações no Turismo de Base Comunitária

São Sebastião foi vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade — da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, na categoria “Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara”. Este é o primeiro prêmio de Turismo Sustentável no país reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

A cidade também já foi premiada no Prêmio Internacional Passaporte Aberto da Organização Mundial de Jornalismo de Turismo (OMPT), na categoria Empreendedor Turístico Comprometido, com o projeto Rota Caiçara.

O município está sendo pioneiro no Litoral Norte, pois o Turismo de Base Comunitária atua diretamente na capacitação das comunidades tradicionais, indígenas e artesãos, em busca de geração de renda e desenvolvimento econômico e social.

 

PraTodosVerem: imagens da visita dos representantes do projeto ‘Pescando Tradições e Compartilhando Saberes’ e imagem de uma biojoia desenvolvida a partir de materiais orgânicos encontrados na natureza. Fim da descrição.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião