Com o aumento da presença das baleias jubartes em nosso canal, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e Defesa Civil, e o Instituto Baleia Jubarte, aproveitam o feriadão, o sol de outono e o número de turistas em embarcações para orientarem sobre as regras de avistamento dos cetáceos.
Nesta época, os mamíferos buscam a região para acasalamento ou terem seus filhotes, já que a gestação dura 12 meses.
Importante frisar que existem regras para um avistamento seguro, por isso o prefeito Felipe Augusto assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que terá sua base no Centro de Informações Turísticas (CIT) para que as orientações possam ser passadas aos visitantes antes de irem ao mar e para conhecimento de moradores.
“Quando há confirmação de baleia no mar, a 300 metros a embarcação precisa reduzir a velocidade e a 100 metros colocar o motor no neutro porque a baleia se comunica pelo som e é importante ela ouvir, sem ser perturbada. Lembrando que esse mamífero é curioso e pode se aproximar e até fazer aparições com acrobacias”, explica Rafaela Cristina Faria de Souza, coordenadora da base do Projeto Baleia Jubarte
#PraTodosVerem: equipes da Defesa Civil e da SETUR em ação ao longo do Canal. Fim da descrição.
Fotos: Depcom | PMSS
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião