São Sebastião

Oficina ‘Entre Xotes, Maracatus e Baião: Vivências e Poéticas da Cultura Popular do Ciclo Junino’ ocorre na Casa da Cultura de São Sebastião

Compartilhar
Oficina ‘Entre Xotes, Maracatus e Baião: Vivências e Poéticas da Cultura Popular do Ciclo Junino’ ocorre na Casa da Cultura de São Sebastião

Nos dias 8, 9 e 10 de junho, a Casa Brasileira/Instituto Mpumalanga, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), realiza, na Casa da Cultura, a Oficina ‘Entre Xotes, Maracatus e Baião: Vivências e Poéticas da Cultura Popular do Ciclo Junino’.

Ministrada pelo Mestre Denny Neves, a formação tem como objetivo o estudo de movimentos e repertórios coreográficos provenientes das Danças Populares Brasileiras, por meio de estéticas e poéticas que envolvem manifestações nordestinas com ênfase no ciclo junino.

Serão apresentadas vivências que consideram "O Corpo Popular Brincador", buscando desenvolver habilidades voltadas para os estudos de sonoridades, ritmos percussivos, cantos e construção de adereços temáticos com
reaproveitamento de materiais descartados, além de experimentar procedimentos prático-teóricos provenientes das referidas manifestações em perspectiva de contemporaneidade, valorizando matrizes/motrizes culturais indígenas e afro-brasileiras.
A oficina é gratuita, voltada a professores, artistas, estudantes, brincantes e interessados em conhecer as sonoridades, as danças, ritmos percussivos, cantos e adereços que fazem parte da cultura popular nordestina, com destaque para o ciclo junino.

Para participar, os interessados devem se inscrever diretamente na Casa Brasileira, localizada na Av. Dr. Altino Arantes, 80, no Centro, ou pelo WhatsApp (11) 998388794.

 

Programação diária:

Dia 8 de junho - Estudos musicais a partir dos ritmos Baião e Xote. Investigações sonoras, danças e cantos juninos. Participação do músico convidado: Gervásio Brito.

 

Dia 9 de junho - Estudos musicais a partir dos sotaques do bumba meu boi e maracatu. Investigações sonoras, danças e cantos. Construção de células coreográficas. 

 

Dia 10 de junho - Oficinas de adereços a partir das alegorias do Bumba meu boi do Maranhão.  Ensaios musicais, coreográficos e mostra aberta dos resultados. Participação da artista convidada, Bernadete Silva. 

 

Sobre Denny Neves:


Denilson Francisco das Neves (Denny Neves) - Pernambucano radicado em Salvador – BA. É professor Mestre da Escola de Dança da UFBA - Universidade Federal da Bahia. Descendente de povos indígenas, ciganos e africanos, atua como artista e realiza projetos e pesquisas para formação de artistas e professores com ênfase nas manifestações da cultura popular, culturas indígenas e afro-brasileiras. É professor do projeto Caravana das Artes do Instituto Mpumalanga-SP, diretor artístico do Movimento Cultural Boi Estrela de Igatu e membro pesquisador do Gira e Umbigada - UFBA (CNPq).

 

#PraTodosVerem: arte gráfica com dados sobre a Oficina ‘Entre Xotes, Maracatus e Baião: Vivências e Poéticas da Cultura Popular do Ciclo Junino’, com Denny Neves. Fim da descrição.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião