O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou na manhã desta quinta-feira (7/12) uma prestação de contas dos 600 dias das obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê, o maior rio navegável do Litoral Norte.
O evento foi realizado na Marina da Barra, no Porto Novo, e contou com a presença de representantes da comunidade pesqueira, de marinas, empresários e vereadores.
A obra de enrocamento do Rio Juqueriquerê é a segunda maior de contenção do país, com investimentos que giram em torno de R$ 42,5 milhões.
Atualmente o Molhe Sul tem 1.098 metros executados de um total de 1.350 metros. Já o Molhe Norte tem 1.185 metros executados de um total de 1.200 metros. A prioridade, segundo o prefeito, é o término do trecho do Molhe Norte, pois por ele há muita entrada de vento e acúmulo de areia com a maré provocando mais assoreamento do rio.
O prefeito Aguilar Junior aproveitou a oportunidade para anunciar no encontro o início dos trabalhos de desassoreamento do rio (dragagem) a partir da próxima semana, graças a uma parceria com o Governo do Estado, por meio Programa Rios Vivos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).
Os equipamentos de dragagem já se encontram no local e pesam cerca de 30 toneladas. Os trabalhos devem durar cerca de três meses e tem como objetivo revitalizar uma extensão de 800 metros do rio, compreendida entre a Rodovia SP-55 e o acesso à Rua Porto Novo, no bairro Porto Novo.
O sistema realizado será de desassoreamento com escavadeira embarcada com a retirada de aproximadamente 30 mil metros cúbicos de sedimentos do leito do rio. Essa quantidade equivale a 1,7 mil caminhões basculantes.
Além de restabelecer as condições naturais do rio, a medida tem como propósito melhorar o escoamento das águas do canal, contribuindo significativamente para melhor navegação de embarcações e acesso às marinas, além de reduzir o risco de enchentes para uma população de cerca de 43 mil habitantes.
“Quero agradecer a diretora regional do DAEE, Márcia, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, bem como o governador Tarcísio de Freitas, por nos atender prontamente com os equipamentos para realizar o desassoreamento. As obras vão avançar e nossa expectativa é entregar o empreendimento três meses antes do previsto, ou seja, em abril de 2024”, disse o prefeito.
A região do entorno do Rio Juqueriquerê conta com 13 marinas que empregam pelo menos 120 colaboradores diretos e 100 indiretos. Cerca de 1,5 mil embarcações circulam pelo local, que conta ainda com um Entreposto de Pesca e um estaleiro.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, entre os benefícios do empreendimento estão a melhoria da drenagem, a segurança na navegação, a garantia do acesso irrestrito para a comunidade pesqueira, esporte e lazer; além de estimular as atividades marítimas e gerar empregos.
Presente no evento, quem elogiou a obra foi o Capitão de Fragata e Delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, André Luís Abreu Castelo Branco.
“Acompanho desde o início a obra, que será de extrema importância para a comunidade pesqueira e para a segurança náutica, ajudando no trabalho da Marinha do Brasil. Parabenizo esse importante empreendimento e a visão do prefeito Aguilar Junior e sua equipe”, disse.
Além do enrocamento, o local receberá a urbanização do Molhe Norte até a Praça de Eventos do Porto Novo, cuja verba na ordem de R$ 6,5 milhões será liberada pelo Estado, por meio do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias).
O projeto completo prevê calçada, ciclovia, bancos, bem como a urbanização da raiz e do mole do enrocamento do Juqueriquerê com a instalação de guarda corpo, além de monumento que fará a releitura da embarcação utilizada na antiga Travessia do Juqueriquerê.
Passo a passo
O início dos estudos para as obras de enrocamento do Rio Juqueriquerê ocorreu em 2017.
Depois de muita avaliações técnicas, a licença da Cetesb foi emitida em agosto de 2020, enquanto em setembro foi aberta concorrência pública para o empreendimento. A obra teve início em abril de 2022.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba