Surtos recentes de coqueluche no país levaram o Ministério da Saúde a reforçar a importância da vacinação contra a doença. Uma das medidas adotadas, em caráter excepcional e temporário, foi a ampliação da imunização para profissionais da saúde que atuam em atendimentos de ginecologia, obstetrícia e pediatria, além de doulas e trabalhadores de berçários e creches com crianças até 4 anos.
A vacina dTpa tipo adulto (tríplice bacteriana acelular), que combate difteria, tétano e coqueluche, já está disponível para o novo público-alvo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ubatuba. Para se vacinar, basta apresentar um documento com foto, a Carteirinha de Vacinação e um documento que comprove a função na área da Saúde ou Educação (esse deverá comprovar atividade com crianças na faixa etária até 4 anos).
A principal forma de prevenção da coqueluche é a vacinação. A doença é uma infecção respiratória de alta transmissibilidade, que tem como principais sintomas tosse seca, febre e cansaço. Em casos de complicações, a pessoa pode desenvolver pneumonia, desidratação e paradas respiratórias.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba