Caraguatatuba

Investimento em AVCB e brigada de incêndio reforçam segurança de prédios da Prefeitura de Caraguá

Compartilhar
Investimento em AVCB e brigada de incêndio reforçam segurança de prédios da Prefeitura de Caraguá

Vinte e cinco funcionários de diversas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba fizeram o treinamento de Brigada de Incêndio nesta sexta-feira (26), no Paço Municipal, no Centro. Desde 2017, a Prefeitura investe na segurança dos prédios com a emissão de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs) para garantir a segurança da população e dos funcionários.

#PraTodosVerem: Servidora apaga fogo com extintor durante o treinamento de Brigada de Incêndio (Foto: Divulgação/PMC

O treinamento foi ministrado pelo diretor da empresa Casber, Luan Cruz, com base no Decreto Estadual nº 63.911/2018 (Institui o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e dá providências correlatas) e na Instrução Técnica nº 17/2011 (Brigada de Incêndio) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

“Desde 2017, a gente vem regularizando os próprios públicos com o AVCB e tomando todas as medidas que cobramos das outras empresas. São cerca de R$ 8 milhões em investimento”, recordou o prefeito Aguilar Junior. “Todos os prédios novos entregues no período já vêm com o AVCB para que a população não tenha prejuízo no futuro. Os eventos de grande porte da Prefeitura também contam com a documentação do Corpo de Bombeiros”, enfatizou o prefeito.

Foram emitidos 43 Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs) para a Prefeitura de Caraguatatuba desde o ano passado. O documento certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndio. De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, sete pedidos de AVCBs estão em análise no momento e a avaliação de outros 16 será iniciada.

O treinamento atende à Norma Regulamentadora 23 (NR-23) do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho; utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos de resposta aos cenários de emergências e para evacuação dos locais de trabalho com segurança; e sobre os dispositivos de alarme existentes.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba