Caraguatatuba

Grupo de Acolhimento “Famílias Atípicas em Rede” para mães e pais com filhos TEA está aberto à comunidade na Sepedi

Compartilhar
Grupo de Acolhimento “Famílias Atípicas em Rede” para mães e pais com filhos TEA está aberto à comunidade na Sepedi

Mães e pais com filhos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem contar com o grupo de acolhimento e formação “Famílias Atípicas em Rede”, criado pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, incentivado pela Lei Ordinária n° 2.820/2026 que trata do programa “Cuidando de quem cuida”.

A inscrição é gratuita, está aberta e deve ser feita presencialmente na Sepedi, à Rua Jorge Burihan, nº10, bairro Jardim Jaqueira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O projeto foi estruturado com o objetivo de ser um espaço seguro de escuta e fortalecimento da rede de apoio. A iniciativa é voltada aos pais, mães ou responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência, de zero a 18 anos, residentes no município.

Nesta primeira turma, o projeto está voltando a famílias de crianças e adolescentes com TEA e os encontros já iniciaram e são realizados às sextas-feiras, quinzenalmente, no auditório da Sepedi, com duas opções de horário, às 9h ou às 14h, visando facilitar a possibilidade de participação das famílias.

O grupo é conduzido pela equipe técnica da Sepedi, com profissionais da psicologia, terapia ocupacional, serviço social, neuropedagogia, entre outros.

Um dos técnicos e mediadores do grupo, Leonardo Salomão, 23 anos, que é pessoa com TEA disse que “esta iniciativa reúne em especial mães que vivenciam, em seu cotidiano, os desafios e as descobertas relacionados à neurodivergência do Transtorno do Espectro Autismo. Os encontros têm proporcionado um espaço de acolhimento, escuta e troca de experiências, bem como estratégias que auxiliam no cuidado e no fortalecimento das famílias”, afirma Salomão.

Para a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, a ação reforça o compromisso do município com a inclusão e o cuidado, promovendo não apenas informação, mas também suporte emocional e fortalecimento de vínculos. “Nos próximos grupos abordaremos outras deficiências, tornando esse grupo um ponto de apoio e informação que contribua significativamente na vida das famílias”.

Ao longo de oito encontros quinzenais, as famílias participarão de rodas de conversa sobre temas como processo do diagnóstico, desafios sensoriais, estratégias de manejo de crises e regulação emocional, comunicação, autocuidado, direitos, serviços da rede municipal, entre outros.

Inscrições e informações na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, na Rua Jorge Burihan, nº 10, bairro Jardim Jaqueira. Telefone (12) 3886-3050.

Secretaria de Comunicação Social – 10/6/2026

Foto: Divulgação/PMC

Logo Oficial ODS


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba