O último feriado prolongado em Ubatuba foi bem agitado para a corporação do GBmar em Ubatuba: de sexta-feira, 15, a domingo, 17, foram 19 ocorrências de afogamento com 35 vítimas, todas elas sem grau nenhum de afogamento.
Trata-se de um número expressivo pela quantidade de dias. Este foi o primeiro feriado prolongado do segundo semestre que deu início ao período de pico da Temporada de Verão, uma vez que o conceito de temporada vem mudando ao longo do tempo no Litoral Norte, pois a frequência de visitação dos turistas é cada vez mais constante.
De acordo com o comandante do GBMar do Litoral Norte, Cap. Danilo Pisaneschi, mesmo que nenhuma das vítimas tenha precisado ser conduzida para o hospital, o número de ocorrências foi uma prévia do que está por vir.
“Sempre repetimos que é importantíssimo que o banhista procure o melhor local para banho, considerando se vai ter guarda-vidas ou não ali. Também é preciso checar onde não há placa de identificação de perigo e quais são as praias guarnecidas do Corpo de Bombeiros”, orientou Pisaneschi.
Ele ainda reforçou que praia e álcool não combinam, desta maneira, o banhista não deve entrar no mar uma vez que esteja embriagado. O capitão também fez um alerta sobre as crianças na praia. “Cuidem das crianças, não só com relação ao mar, mas fiquem de olho para que elas não se percam. A gente disponibiliza as pulseirinhas de identificação em todos os quartéis do Grupamento Marítimo, então, basta solicitar. Lembrando que ele não evita que a criança se perca, mas é mais um mecanismo que oferecemos para facilitar essa dinâmica”, finalizou.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba