A equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) participa nesta semana da capacitação “Escuta Especializada no atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência e novas atribuições do Sistema de Garantia de Direitos, segundo a lei 14.344/2022 (Lei Henry Borel)”. O treinamento teve início nesta segunda-feira, dia 27, e seguirá até quarta-feira, dia 29, organizado de forma online pela Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente (NECA).
O curso tem como objetivo instrumentalizar os profissionais que atuam na área com garantia de direitos da criança e do adolescente proporcionando subsídios e conteúdo para o desenvolvimento do atendimento à criança e ao adolescente em situação de violência, de acordo com o que é recomendado nas legislações vigentes.
Participam da capacitação psicólogos e assistentes sociais que integram o quadro de servidores efetivos da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“As aulas têm enriquecido a prática e aumentado a compreensão sobre as demandas que o CREAS pretende atingir, buscando certo ponto de resolução e proteção, principalmente, para vítimas de violência, no caso do curso, com foco na criança. Foi possível ter um repasse histórico sobre a condição da infância; legislações atuais que circundam o tema; condutas que devem ser tomadas (e aquelas que não devem); posicionamentos e atuação da rede, bem como o que precisa ser feito para evitar a revitimização da criança, promovendo um cuidado baseado no seu melhor interesse e cumprindo com seu direito protetivo, que deve ser garantido pelas famílias, comunidade e Estado”, destacou o psicólogo, Gabriel Gouvêa de Paula.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba