Caraguatatuba

Entrega de 172 títulos de regularização fundiária marca cerimônia cívica dos 166 anos de Caraguatatuba

Entrega de 172 títulos de regularização fundiária marca cerimônia cívica dos 166 anos de Caraguatatuba

A cerimônia cívica do aniversário de 166 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba foi realizada na manhã desta quinta-feira (20/4), no Teatro Mario Covas, no Indaiá. Além do hasteamento dos pavilhões, a solenidade de posse da 5ª edição do Programa Câmara Jovem e a entrega de 172 títulos de regularização fundiária social e específica de 15 núcleos consolidados integraram comemorações cívicas da data.

Dessa vez, os moradores dos núcleos Pedro Nolasco, Habitar Brasil – Casa Branca. Habitar Brasil – Pegorelli, Vanja, Coopervap I e II, Balneário Maria Helena I e II, Jorgin Mar, Vila São Lourenço I, José Poloni, Sítio Severino I e II, Tourinhos, Jardim da Serra, Ponte Seca, Dona Jô e Jardim Atlântico I conquistaram a segurança jurídica do título de propriedade do imóvel.

#PraTodosVerem: A moradora do Jardim Atlântico I Ana Maria Dias de Sousa, sentada em uma cadeira motorizada ao lado do seu marido Aparecido de Souza, segura o título de regularização fundiária junto com prefeito Aguilar Junior e ao lado de diversas autoridades, no Teatro Mário Covas (Foto: Divulgação/PMC)

O prefeito Aguilar Junior disse que tem um compromisso com a população de Caraguatatuba até o dia 31 de dezembro de 2024. “Vou fazer o meu máximo para entregar sempre mais para Caraguá. Caraguatatuba é a capital do Litoral Norte e essa pujança faz o litoral mais belo do Brasil crescer diariamente”, enfatizou. “O Programa de Regularização de Caraguatatuba começou em 2017. A Medida Provisória da Regularização Fundiária do Governo Federal foi convertida em lei. Recebemos a visita do então presidente da República, Michel Temer, para assinatura do decreto regulamentador em 2018”, recordou.

“Essa é a garantia que o bem não só de fato, mas de direito seja de vocês. O quarteirão precisa aderir à regularização fundiária para que possamos dar prosseguimento ao programa. Iremos visitar mais os bairros para que a população entenda que a regularização fundiária é segurança jurídica porque junto com ela, a Prefeitura vem com novos projetos de água, luz e saneamento básico”, concluiu.

O casal, Ana Maria Dias de Sousa e Aparecido de Souza, foi uma das famílias do Jardim Atlântico I que conquistaram a escritura definitiva. “Esse título do nosso imóvel foi uma benção que o prefeito nos proporcionou”, disse Ana Maria, após se emocionar com o documento em mãos.

#PraTodosVerem: A moradora do Jardim Atlântico I Ana Maria Dias de Sousa, sentada em uma cadeira motorizada ao lado do seu marido Aparecido de Souza, levanta as mãos para alto em agradecimento, após receber o título de regularização fundiária do prefeito Aguilar Junior, no Teatro Mário Covas (Foto: Divulgação/PMC)

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Caraguatatuba desde 2017, o programa Câmara Jovem tem o objetivo de oferecer aos jovens estudantes do município de Caraguatatuba regularmente matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência de processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

Desde o início do programa de Regularização Fundiária da Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal, em 2017, que colocou o município como referência nacional no assunto, Caraguatatuba já entregou 2.895 títulos e o processo de regularização dos núcleos Reinaldo Honório, Vitor Emanuel e Ponte Seca II está em fase de finalização, perfazendo a entrega de mais de mil títulos até o final de 2024.

A cerimônia cívica do aniversário de 166 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba contou com as presenças dos prefeitos Felipe Augusto, de São Sebastião, e Antônio Luiz Colucci, de Ilhabela, além dos presidentes das Câmaras Municipais, Renato Leite Carrijo de Aguilar, Caraguatatuba, Marcos Fuly, de São Sebastião, e Alessandro Abençoado, de Ilhabela, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, além de vereadores, secretários municipais, militares, escoteiros, estudantes eleitos para a Câmara Jovem, professores e moradores dos núcleos beneficiados com a regularização fundiária.

A Secretaria de Habitação fica na Avenida Guaporé, 941 – Indaiá (atrás da Igreja Universal do Reino de Deus). O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 3885-1600 e [email protected].


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba