A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba encerrou nesta quinta-feira (17) o Curso de Formação de novos aprovados no Concurso Público 001/2019 para cargos na Guarda.
São 22 formandos, entre eles, duas mulheres, aptos a serem chamados para assumir o cargo de Guarda Civil Municipal.
O grupo passou por um curso com carga de 640 horas, o equivalente a quatro meses de aprendizado em período integral. Após o curso, o grupo está apto a integrar a corporação e trabalhar armado nas ruas da cidade.
Os futuros GCMs, agora, têm aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou do encerramento e parabenizou todos os formandos, fazendo a eles um pedido especial: “Defendam a farda e o brasão do município. Ajam de forma correta, defendendo cada um dos munícipes de nossa cidade”, disse. “Quem pode se lembrar de como era Caraguatatuba antes da Guarda Civil Municipal? Desde sua criação, a GCM soube se fazer presente realizando um trabalho que hoje é imprescindível a todos nós”, completou.
O secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, considera uma honra ter participado da criação da GCM e da formação da primeira turma em uma academia própria. “A Escola de Formação criada em Caraguatatuba demonstra que a Guarda, apesar de criada recentemente, tem força e já é capaz de formar seu próprio efetivo. É um orgulho ver essa primeira turma pronta para entrar corporação”.
Para o coordenador da Guarda Civil Municipal, comandante Hugo Bernardes, “a sensação é de missão cumprida”. Ele destaca que, desde a criação da guarda, em dezembro de 2022, até hoje, a cidade passou a contar com os melhores profissionais do Litoral Norte na área de segurança pública.
Bernardes também destaca o empenho e a colaboração das GCMs de São José dos Campos e de São Sebastião, na Polícia Civil e da Polícia Técnica Científica. “Foram parcerias positivas que contribuíram muito para elevar os resultados do nosso trabalho na formação da nova turma. A GCM de Caraguatatuba é jovem, mas conta hoje com uma turma de excelência, preparada para assumir o desafio da cuidar da segurança do município”.
Primeiro lugar da turma de formandos, Maria Carolina Duarte Ferraz, é uma das duas únicas mulheres do grupo. Ela conta que o empenho de estar na primeira colocação na turma tem a ver com a esperança de logo ser chamada a integrar a GCM. Ela lembra que, quando esteve em Caraguatatuba à passeio, gostou da cidade e quando foi aberto o concurso, ela viu a possibilidade de morar no município já com um trabalho. Ela se diz encantada com a corporação. “Quero fazer parte da Guarda!”
O formando Bruno Barbosa de Camargo explica que sempre foi simpatizante da Segurança Pública. De formação publicitária e marinheiro, fez diversos cursos na área de Segurança. “Quando apareceu a oportunidade de prestar o concurso, imediatamente me inscrevi. Hoje, a expectativa é de ser chamado para integrar como efetivo e poder ajudar a corporação”, diz.
O que faz a GCM
A GCM atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba