Caraguatatuba

Carreta da mamografia inicia atendimentos e fica até sábado no Perequê-Mirim

Compartilhar
Carreta da mamografia inicia atendimentos e fica até sábado no Perequê-Mirim

A carreta “Mulheres de Peito” ofertada pelo Governo do Estado está em Caraguatatuba e iniciou atendimentos nesta segunda-feira (4). O equipamento está instalado no estacionamento da UPA Sul no bairro Perequê-Mirim e ficará até sábado (9) com serviço gratuito às mulheres.

#PraTodosVerem: Sala de recepção dentro da carreta onde as mulheres aguardam para serem atendidas (Foto: Divulgação/PMC)

Podem buscar atendimento mulheres de qualquer região da cidade, com idade entre 50 e 69 anos, sem necessidade de pedido médico de mamografia, apenas apresentar RG e Cartão SUS. Mulheres fora dessa faixa etária também podem fazer os exames, mas será necessário apresentar pedido médico.

A carreta conta com mamógrafo que realizará até 50 exames de imagem por dia. O atendimento será composto por uma equipe multidisciplinar de técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico radiologista.

Moradora do bairro Perequê-Mirim, Maria Selma Albuquerque, de 70 anos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura em buscar o equipamento para cidade. “É um exame muito importante, que salva vidas e ter essa oportunidade com tão fácil acesso, vai contribuir muito para saúde da mulher. Procurem a carreta e façam o exame”, disse.

#PraTodosVerem: Sala onde fica instalado o mamógrafo (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo do programa é incentivar mulheres com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia a cada dois anos na rede pública. A ideia é a detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

O atendimento da carreta será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e no sábado das 8h às 12h. Ao todo, 275 vagas serão disponibilizadas. Todo dia, serão distribuídas 50 senhas por demanda espontânea (porta aberta).


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba