Caraguatatuba

Caraguatatuba reforça atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento devido aumento dos casos de dengue

Caraguatatuba reforça atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento devido aumento dos casos de dengue

Com aumento dos casos de dengue na cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a partir desta semana, o efetivo de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), das três regiões da cidade.

As Unidades tem registrado aumento de 50% nos atendimentos diários. Em uma semana, de 01 a 07 de abril, as três UPAs ultrapassaram 10 mil atendimentos, sendo 30% referente aos sintomas de dengue.

Para otimizar o tempo de espera, a UPA Centro, onde registra maior número de pessoas, passa a contar com reforço de dois médicos no plantão e as UPAs Norte e Sul com mais um médico cada uma.

Além disso, cada UPA passa a contar com um médico visitador que avalia os pacientes em observação, quanto à evolução dos quadros e acompanhamento do tratamento. O setor de pediatria também recebe reforço.

Com a nova estratégia, a equipe da UPA Centro passa a contar com 11 médicos em regime de plantão e mais cinco na ala de pediatria. A UPA Sul com sete médicos e a UPA Norte com quatro profissionais.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, espera que com este reforço, o atendimento seja mais ágil e a população não sofra mais com tempo de espera muito longo. “Importante reforçar que estamos vivendo uma epidemia da doença e mesmo com as unidades cheias, todos os pacientes são atendidos, conforme a classificação de risco de cada paciente, avaliado no setor de triagem. O combate da doença só depende de cada um de nós, fazendo sua parte dentro de casa”, destacou.

Os casos de atendimentos nas UPAS se referem à baixa ou média complexidade. Casos mais graves são encaminhados a Casa de Saúde Stella Maris ou ao Hospital Regional.

Até o momento, Caraguatatuba registrou 2.375 casos de dengue.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba