Caraguatatuba

Caraguatatuba ganha primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência

Compartilhar
Caraguatatuba ganha primeira Instituição Municipal de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência

Caraguatatuba inaugurou nesta terça-feira (14/11) a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência (ILP) administrada pelo município, em todo o país.

Mais de 200 pessoas participaram da cerimônia de entrega da instituição, que leva o nome de Maria Lúcia Baracat Vieira, a Mamalu.

#PraTodosVerem: Prefeito fala ao microfone durante cerimônia (Foto: Divulgação/PMC)

A presidente da Fundacc, Malu Baracat, filha de Mamalu, agradeceu emocionada a homenagem. “Não consegui encontrar alguém que falasse qualquer coisa contra minha mãe. Ela era adorada por todos e ela adorava alimentar a todos. Ter seu nome neste local tão especial, próprio para que as pessoas tenham mais longevidade pelo tratamento carinhoso, diferenciado, me alegra muito. Não tenho como agradecer essa homenagem”.

Também emocionado, o secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, falou de sua felicidade pela escolha do nome. “Para dar um nome a esse equipamento maravilhoso e tão especial que é a ILP, tinha que ser alguém forte, maravilhosa, que fez o bem e Maria Lúcia Baracat Vieira foi uma escolha feliz. E se hoje podemos contar com esse equipamento inédito no país foi graças a oportunidade oferecida pelo prefeito Aguilar Junior e ao trabalho incessante da minha equipe, que se esforçou muito para tornar tudo isso realidade. Somos uma equipe forte e nossa ILP vai ser um ambiente de muita paz e muito carinho”.

#PraTodosVerem: Prefeito descerra a placa inaugural ao lado de Malu Baracat, seus netos e filha e autoridades (Foto: Divulgação/PMC)

Ao descerrar a placa inaugural, o Prefeito Aguilar Junior falou sobre a escolha do nome da ILP: “Todas as vezes que buscamos um nome para um equipamento público, nos perguntamos o que essa pessoa fez pela população. Mamalu tinha um carinho enorme por todos e não poderia deixar de ser eternizada por nós. Tenho certeza de que, onde quer que ela esteja, estará feliz com essa homenagem”.

Também participaram do evento o presidente da Câmara, Tato Aguilar, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, secretários, vereadores e demais autoridades.

A homenageada

Nascida em 1943 na cidade de São Paulo, Maria Lúcia Baracat Vieira, a Mamalu, mudou-se para Caraguatatuba em 1984 com seus filhos Marcelo, Malu e Maria Cristina. Ao chegar aqui se envolveu em vários trabalhos voluntários principalmente junto às irmãs da Capela do Ipiranga, na época administrada pela Irmã Inocência. Em 1989 auxiliou a freira na “barraca” da Festa Julina na Praça de Eventos do Centro e o sucesso do macarrão da Mama foi tão grande, que junto com seu genro a época, Budu Kashiura, abriram o Restaurante Mamalu. Mas, mesmo assim nunca deixou de alimentar os mais necessitados. Não era difícil encontrá-la parando na praça e distribuindo marmita para todo o pessoal que guardava carro no local. Sempre doce e prestativa, era chamada de “titia” por todos. Faleceu em 2020 deixando milhares de órfãos, filhos, netos, sobrinhos e bisnetos emprestados que até hoje sentem falta da comidinha da Mama!

A ILP

#PraTodosVerem: Fachada do ILP com a placa denominando Maria Lucia Baracat Vieira (Foto: Divulgação/PMC)

O empreendimento foi construído no bairro Pontal de Santamarina, Região Centro-Sul da cidade, em uma área de 2.856 m².

O local conta com 46 vagas (40 para idosos e seis para pessoas com deficiência), banheiros adaptados e acessíveis, Academia da Terceira Idade (ATI), sala de informática, espaço gourmet, sala multimídia, amplo espaço arborizado, refeitório, rouparia, administração e lavanderia. O investimento gira em torno de R$ 1,2 milhão.

Na instituição, os idosos e pessoas com deficiência serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar.

Além da ILP Municipal, a Sepedi possui convênio com outras três instituições de longa permanência para acolhimento de 89 idosos em situação de vulnerabilidade, além da Residência Inclusiva para pessoas com deficiência.

Lembrando que a institucionalização segue o Estatuto da Pessoa Idosa e acontece quando mesmo se encontra em situação de risco, violência e ou vulnerabilidade extrema, que não possua família ou que a mesma não apresente condições de cuidar do idoso. As demandas serão encaminhadas pela rede à Sepedi, que avaliará os casos juntamente com as equipes das instituições.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba