Caraguatatuba

Caraguatatuba é considerada a melhor cidade da RM Vale para investimentos no comércio em 2023

Caraguatatuba é considerada a melhor cidade da RM Vale para investimentos no comércio em 2023

Caraguatatuba foi considerado o melhor município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte para se investir no setor comercial em 2023. O apontamento integra o Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, um estudo produzido anualmente pela Urban Systems para a Revista Exame, que avalia desde 2014 as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios.

No cenário nacional, Caraguatatuba aparece na 35ª posição para investimentos no setor comercial e o Estado de São Paulo concentra 40% das 100 cidades melhor posicionadas pelo estudo.

Na categoria Comércio, a Urban Systems leva em consideração indicadores como empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento dos estabelecimentos varejistas, crescimento dos estabelecimentos atacadistas,  número de empregos no ramo, crescimento populacional (demanda), total de acessos à conexão banda larga (e-commerce) e renda média do trabalhador formal, além do o impacto do isolamento social durante a Covid-19.

O município também aparece na 28ª colocação do ranking das melhores cidades para investimentos em Educação no Brasil, em qual a Urban Systems avalia número de alunos por estabelecimento de ensino, quantidade de empregos da área (docentes e outros profissionais da educação), concentração de matrículas na atenção básica, concentração de matrículas nas instituições de ensino superior e o percentual de empregos formais ocupados por funcionários com ensino universitário completo.

Na Saúde, Caraguatatuba alcançou a 14ª posição no estudo da Urban Systems. O resultado revelou que o Estado de São Paulo tem 18 cidades das 100 melhores cidades brasileiras para investimentos na área. Para se chegar a esse resultado, são analisados investimento público em saúde por habitante, quantidade de profissionais de enfermagem e obstetrícia, número de médicos generalistas e especialistas (nos setores públicos e privados) e presença de prontuários eletrônicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de leitos hospitalares para pacientes internados e leitos de UTI no setor privado (em estabelecimentos de saúde que não atendem pelo SUS), taxa de cobertura dos planos de saúde e crescimento dos estabelecimentos de saúde.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou a importância dos resultados apresentados na pesquisa. “Os números mostram que embora tenhamos queda de arrecadação, o nosso investimento e apoio ao comércio surtiu resultados surpreendentes e, sem dúvida, transformou Caraguatatuba na capital do empreendedorismo”, disse.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba