Para registrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece em 18 de maio, as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Ubatuba prepararam diversas ações ao longo do mês para falar sobre a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
Algumas atividades foram desenvolvidas dentro dos Caps e outras serão realizadas para mobilização da sociedade. Neste sábado (18), acontecerá uma marcha, a partir das 8h30, saindo da Praça BIP e seguindo até o Calçadão do centro. No próximo dia 24, está marcado um Sarau, às 18h, em frente ao Sobradão do Porto, na Praça Anchieta, região central da cidade.
Para a psicóloga do Caps-AD, Luana Barbosa, o movimento é importante para uma defesa da saúde pública de qualidade, atendimento humanizado e cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento mental.
“Essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, ressaltou Luana, convidando ainda todos os munícipes a participarem gratuitamente da marcha e do sarau.
Caps
Os Centros de Atenção Psicossocial são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. As atividades podem ser coletivas ou individuais.
Ubatuba possui:
Caps 1: Rua dos Três Poderes, nº 51, Estufa II
Caps Infantojuvenil (CAPSij): Rua Conceição, nº 146, Centro
Caps Álcool e Drogas (Ad): Rua dos Três Poderes, nº 101, Estufa II
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba