A Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações preventivas contra a hanseníase durante a campanha “Janeiro Roxo”. Ao longo de todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) orientaram os pacientes sobre a doença e uma equipe fez plantão no Calçadão central no último sábado, dia 28, para informar a população, tirar dúvidas e fazer a busca ativa de novos casos com a aplicação do Questionário de Suspeição de Hanseníase (QSH).
De acordo com a Saúde, as atividades de conscientização da doença foram importantes para identificar casos suspeitos da doença e encaminhar os pacientes diretamente para consultas médicas. O tratamento precoce evita a transmissão, complicações e deficiências.
A hanseníase causa manchas brancas ou avermelhadas na pele, com perda de pelos e sensibilidade, formigamento, fisgadas e até mesmo o adormecimento de membros. A doença é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e a transmissão acontece por via aérea, quando pacientes sem tratamento eliminam os bacilos por secreções nasais, gotículas da fala, tosse ou espirro.
A pessoa com sintomas suspeitos de hanseníase deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para diagnóstico e tratamento adequado. A doença tem cura e os medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba