A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), convida a população para visitar a exposição literária ‘Abolição?’, na Biblioteca Municipal.
A mostra é uma referência ao dia 13 de maio, ainda conhecido como Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, após a sanção da Lei Áurea. Contudo esta lei vem sendo questionada pela comunidade negra e sociedade como um todo, a partir de uma nova construção histórica da diáspora africana e da escravização do povo preto no Brasil, tornando uma data de protestos contra violências que atravessaram séculos e continuam vitimando a população negra, promovendo assim o debate sobre racismo e a discriminação estrutural no país.
A exposição traz obras de autores e personagens negros, além de livros técnicos que retratam a diáspora africana e outros assuntos relevantes, relacionadas à escravização, resistência e ao racismo estrutural, podendo ser visitada até o dia 31 de maio, das 8h às 18h.
‘Rediscutindo o 13 de maio’
Na Biblioteca Municipal de São Sebastião “Álvaro Dória Orselli – Seu Alvinho”, em continuação ao evento "Rediscutindo o 13 de maio", a cidade contará ainda com outras atrações até a próxima quinta-feira (18).
Confira a programação:
Exibição do documentário ‘Griô: a chave para o futuro’
Nesta terça-feira (16), às 19h, será realizada a exibição do documentário ‘Griô: a chave para o futuro’, de Letícia Andra. Após a atividade, ocorrerá também um bate-papo com a cineasta.
O web documentário foi gravado na cidade de São Sebastião, sendo direcionado ao público infanto-juvenil, como também para o público em geral. Ele traz como tema a memória, a oralidade e o resgate, em uma linguagem afrofuturista, poética e com animações.
Letícia Andra é pesquisadora de ancestralidade africana, idealizadora do projeto Corpo Ancestral, psicóloga e cineasta.
Classificação indicativa: 14 anos
Oficina de Confecção de Bonecas Abayomi
Na quinta-feira (18), às 10h, será realizada a Oficina de Confecção de Bonecas Abayomi, com a educadora Zilza Helena.
Criada pela brasileira Waldilena Serra Martins “Lena”, artesã maranhense educadora, a boneca é símbolo de resistência, tradição e poder feminino.
Zilza é Contadora de História, Educadora, ministra Oficinas de Bonecas Abayomis, funcionária pública da rede municipal e representante da cadeira da Comunidade Negra no Conselho Municipal de Cultura.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião