São Sebastião

Atividades referentes ao Dia da Abolição da Escravatura no Brasil seguem em São Sebastião

Compartilhar
Atividades referentes ao Dia da Abolição da Escravatura no Brasil seguem em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), convida a população para visitar a exposição literária ‘Abolição?’, na Biblioteca Municipal.

A mostra é uma referência ao dia 13 de maio, ainda conhecido como Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, após a sanção da Lei Áurea. Contudo esta lei vem sendo questionada pela comunidade negra e sociedade como um todo, a partir de uma nova construção histórica da diáspora africana e da escravização do povo preto no Brasil, tornando uma data de protestos contra violências que atravessaram séculos e continuam vitimando a população negra, promovendo assim o debate sobre racismo e a discriminação estrutural no país.

A exposição traz obras de autores e personagens negros, além de livros técnicos que retratam a diáspora africana e outros assuntos relevantes, relacionadas à escravização, resistência e ao racismo estrutural, podendo ser visitada até o dia 31 de maio, das 8h às 18h.

 

‘Rediscutindo o 13 de maio’

Na Biblioteca Municipal de São Sebastião “Álvaro Dória Orselli – Seu Alvinho”, em continuação ao evento "Rediscutindo o 13 de maio", a cidade contará ainda com outras atrações até a próxima quinta-feira (18).

 

Confira a programação:

Exibição do documentário ‘Griô: a chave para o futuro’

Nesta terça-feira (16), às 19h, será realizada a exibição do documentário ‘Griô: a chave para o futuro’, de Letícia Andra. Após a atividade, ocorrerá também um bate-papo com a cineasta.

O web documentário foi gravado na cidade de São Sebastião, sendo direcionado ao público infanto-juvenil, como também para o público em geral. Ele traz como tema a memória, a oralidade e o resgate, em uma linguagem afrofuturista, poética e com animações.

Letícia Andra é pesquisadora de ancestralidade africana, idealizadora do projeto Corpo Ancestral, psicóloga e cineasta.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Oficina de Confecção de Bonecas Abayomi

Na quinta-feira (18), às 10h, será realizada a Oficina de Confecção de Bonecas Abayomi, com a educadora Zilza Helena.  

Criada pela brasileira Waldilena Serra Martins “Lena”, artesã maranhense educadora, a boneca é símbolo de resistência, tradição e poder feminino.

Zilza é Contadora de História, Educadora, ministra Oficinas de Bonecas Abayomis, funcionária pública da rede municipal e representante da cadeira da Comunidade Negra no Conselho Municipal de Cultura.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião