A “Semana Estadual de Mobilização Social para Combate às Arboviroses” começou com mutirões contra o mosquito Aedes aegypti nos bairros Araribá e Sertão da Quina, região Sul do município. As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde percorrerão ruas, residências, terrenos, obras e comércios para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela.
Os mutirões acontecem das 8h às 14h e envolvem Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O trabalho em conjunto é uma força-tarefa para evitar novas epidemias na cidade, principalmente com a chegada do período das chuvas e tempo quente.
Em novembro, já estão programados sete mutirões por todas as regiões da cidade.
Dias 11 e 12: Araribá e Sertão da Quina
Dia 13: Maranduba e Lagoinha
Dia 15: Estufa I e II
Dia 16: Centro
Dia 23: Perequê-Açu
Dia 30: Ipiranguinha
Para agilizar o trabalho dos agentes, a população deve verificar seus imóveis previamente, para que tudo esteja organizado antes da ação e, assim, mais casas possam ser vistoriadas.
“Faremos a identificação dos locais com focos do mosquito Aedes aegypti, acompanharemos a situação e os proprietários podem ser notificados e até mesmo multados caso os problemas não sejam sanados de forma correta”, explicou o coordenador de Endemias, Jorge Dantas.
Os organizadores ressaltam que as datas poderão sofrer alterações conforme as condições climáticas do dia programado.
Orientações gerais para a população
A Secretaria Municipal de Saúde pede para que os moradores mantenham a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ubatuba