Ilhabela

Projeto Ilhabelatech forma 1ª Turma do Curso de Quality Assurance

Projeto Ilhabelatech forma 1ª Turma do Curso de Quality Assurance

A Prefeitura de Ilhabela realizou na última quarta-feira (13) a cerimônia de formatura da 1ª turma do Projeto Ilhabelatech, no Auditório do Paço Municipal. No evento, 28 alunos receberam o certificado de conclusão do nível básico em Quality Assurance (QA).

O Ilhabelatech é uma parceria da Prefeitura de Ilhabela com o Instituto Joga Junto e tem como objetivo preparar e incluir os munícipes da cidade no mercado tecnológico, que vive em constante evolução. As aulas foram ministradas na Ilhabela Escola Técnica – Ietec.

O profissional de QA é responsável por garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto ou serviço. Assim, sua função envolve a checagem do cumprimento de certos critérios e métodos ao longo dos processos operacionais. No curso oferecido, o principal intuito foi treinar os alunos para testarem a qualidade de softwares e assim lidarem com possíveis bugs (falha ou defeito no software).

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve presente na cerimônia de entrega dos certificados. “Construir a Ietec foi uma decisão ousada, mas sabíamos da importância de implantar cursos que fizessem parte da realidade da nossa população. Estamos felizes em ver os formandos encerrando esse primeiro módulo e queremos dar ainda mais oportunidades aos cidadãos de Ilhabela para avançarem e melhorarem de vida”.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Cretella, frisou a satisfação em ver mais um curso sendo bem recebido pela população e falou dos planos para o ano de 2024. “A nossa Secretaria tem a missão de qualificar mão de obra, gostaria de parabenizar os 28 formandos que fazem parte da primeira turma do curso de qualidade de software. Lembrando que no próximo ano teremos mais três turmas se formando e esperamos todos vocês também no módulo avançado”, destacou.

A secretária de Educação, Lídia Sarmento, também participou da cerimônia. “A construção da Ietec veio justamente para formar e qualificar a população de Ilhabela, agradecemos por mais esse passo que foi dado e pela parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Instituto Joga Junto, por proporcionar essa formação aos nossos jovens e moradores daqui”, frisou.

A CEO do Instituto Joga Junto, Andrea Lua Cunha Di Sarno, acompanhou a trajetória dos alunos ao longo das aulas e ressaltou o sucesso do curso. “Este foi um proveitoso e bem-sucedido projeto que passou a ser um programa. No próximo ano teremos mais turmas no nível avançado e nível básico. Estamos muito orgulhosos dessa parceria, o Q.A é uma profissão em voga, e hoje estamos formando os primeiros alunos aqui na Ilhabela, isso é um mérito do prefeito e juntos fazemos melhor”, ressaltou.

Kethanny Nayane Santa Rosa foi oradora de uma das turmas e agradeceu a Prefeitura e ao Instituto Joga Junto pela oportunidade. A formanda falou da importância do curso oferecido ter sido mais humanizado e pensado nas necessidades de cada um. “É uma grande oportunidade para mim, visto que estou desempregada no momento e também por ter uma filha pequena. Eu estava me sentindo sem opções, por não ter quem cuidasse dela. Então, é incrível poder trabalhar de casa com algo que gosto e ainda crescer profissionalmente. Espero estar no módulo avançado e ver a minha família entrando no básico”, salientou.

Danilo Nascimento da Silva foi o responsável por representar a segunda turma e também agradeceu a todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto. Além disso, deixou um recado para os que se interessarem em fazer parte das próximas turmas. “Não percam o próximo módulo, não deixem de fazer porque é uma oportunidade única”, finalizou.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela