Ilhabela

Prefeitura firma contrato de monitoramento por drones para ampliar fiscalização de áreas de ocupação irregular em Ilhabela

Prefeitura firma contrato de monitoramento por drones para ampliar fiscalização de áreas de ocupação irregular em Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci assinou nesta semana um contrato com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Instituição Científica e Tecnológica e de Ensino Superior (IBRV) para viabilizar uma fiscalização mais efetiva das áreas com ocupação irregular no município. O monitoramento será feito por meio de drones que vão emitir fotos e mapas digitais de alta resolução e compilados em um sistema inteligente de gestão.

De acordo com a proposta, os dados e análises rápidas devem servir de base para apoiar a prefeitura na tomada de decisões e consequentemente conter as ocupações irregulares. “Temos um compromisso no nosso plano de governo que é fiscalizar e conter invasões de terra. Além disso, a nova tecnologia vai possibilitar que no futuro Ilhabela seja um território inteligente, com ferramentas adequadas para planejarmos ações de monitoramento e prevenção em todo o âmbito do governo municipal”, salienta o prefeito.

O investimento é de R$ 2,2 milhões e a gestão do projeto ficará a cargo da secretaria de Habitação e Gestão Territorial. O secretário da pasta, Thiago Santos ressalta que a medida também responde ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela prefeitura (na gestão anterior) e Ministério Público.

Sustentabilidade

O monitoramento das ocupações irregulares é apenas uma das ações do projeto, que resultará na criação de um ecossistema de inovação no município. Os equipamentos utilizados para o monitoramento serão dotados de tecnologia IoT – Internet of Thing (Internet das Coisas), permitindo a conexão com outros equipamentos e aplicações, como, por exemplo, na área da segurança pública.

A ampliação do investimento de recursos públicos em pesquisa e desenvolvimento é uma recomendação da Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas, que apresenta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, orientadores das políticas públicas no município de Ilhabela.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Ilhabela