São Sebastião

Pioneira na região, Prefeitura de São Sebastião intensifica transformação na educação por meio da abordagem Reggio Emilia

Pioneira na região, Prefeitura de São Sebastião intensifica transformação na educação por meio da abordagem Reggio Emilia

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), tem intensificado, desde o início deste ano nas escolas de educação infantil do município, a filosofia educacional Reggio Emilia.

A abordagem é baseada na imagem de uma criança com fortes potencialidades de desenvolvimento e um sujeito de direitos, que aprende através das centenas de linguagens pertencentes a todos os seres humanos e cresce nas relações com os outros.

A prática já é adotada, inclusive, nos conceitos que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e São Sebastião é o primeiro município da região a adotar a abordagem educativa na rede de ensino.

Vale lembrar que o Governo Municipal, por meio da SEDUC e da Associação RedSolare, realizou no início de março, uma formação online sobre o modelo educacional a professores e gestores da rede municipal de ensino, que os apresentou a aplicar o método Reggio Emília em sala de aula.

Educação Transformadora

A abordagem Reggio Emília foi desenvolvido pelo pedagogo Loris Malaguzzi, com base em preceitos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori, sendo um método vastamente utilizado em Educação Infantil.

A RedSOLARE, associação de instituições e pessoas sem fins lucrativos, é uma rede mundial de articulação e difusão das ideias da prática educativa de Reggio Emilia.

A secretaria da Educação, Marta Braz, salientou que a abordagem educacional já está sendo aplicada nas escolas da rede e os resultados positivos começam a ser notados pelos professores da rede.

“Essa abordagem pedagógica foi a escolhida para ser aplicada nas nossas escolas de educação infantil a partir deste ano. Por um lado, esse método permite aos professores aprimorarem as competências sociais, cognitivas e afetivas dos alunos; por outro, as crianças constroem sua jornada educacional baseada em suas próprias descobertas”, explica Marta Braz, ressaltou a gestora.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra crianças da rede municipal de ensino realizando atividades. Fim da descrição.


Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de São Sebastião