Caraguatatuba está entre as cidades que vão receber o mutirão “Meu Pai Tem Nome”, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que garante direito à paternidade registral e a direitos correlatos. A ação será realizada no dia 16 de agosto, sábado, das 9h às 13h, na unidade da Defensoria Pública localizada na Rua Guaratinguetá, nº 72, bairro Sumaré.

#PraTodosVerem: Arte do mutirão “Meu Pai Tem Nome” da Defensoria Pública do Estados de São Paulo (Foto: Divulgação/ Defensoria Pública – São Paulo)
As inscrições estão abertas até o dia 13 de agosto e os interessados podem se inscrever no site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo pelo link https://www.defensoria.sp.def.br/atendimento/mutirao-nacional-de-reconhecimento-e-investigacao-de-paternidade-2025
A ação é promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), com apoio de instituições parceiras. Em Caraguatatuba, o evento conta com apoio da Secretaria de Saúde, que vai atuar com profissionais da área técnica na coleta do material genético.
O mutirão será simultâneo em diversas cidades do Estado de São Paulo. Serão oferecidos exames de DNA gratuitos, orientação jurídica e encaminhamentos para conciliação e reconhecimento extrajudicial de paternidade para facilitar o acesso de milhares de famílias ao direito fundamental à identidade. No dia, não será realizada avaliação financeira dos participantes, pois a análise só será necessária caso haja a necessidade de ajuizamento de ação judicial para o reconhecimento de paternidade.
O acesso à cartilha com outras informações relacionadas está disponível em https://www.defensoria.sp.def.br/documents/20122/57281763-7c4f-36f7-5768-2f52d400efda.
Secretaria de Comunicação Social – 23/7/2025
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba