As Conselheiras Tutelares de Caraguatatuba participaram nesta sexta-feira (18) de um treinamento técnico para conhecer uma plataforma desenvolvida de forma a ser integrada ao sistema nacional utilizado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

#PraTodosVerem: Secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Costa, em reunião com conselheiras tutelares (Fotos: Dony Machado/PMC)
A ferramenta permite o registro e acompanhamento das denúncias de violações de direitos diretamente em um único sistema integrado de alcance nacional.
A medida atende a uma solicitação antiga do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do próprio Conselho Tutelar, para garantir mais segurança, agilidade e rastreabilidade aos atendimentos.

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva em reunião com conselheiras tutelares, ao lado de Secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Costa e chefe de Gabinete, Dr. Marcelo Paiva de Medeiros (Fotos: Dony Machado/PMC)
Presente no evento, o prefeito Mateus Silva reforçou o compromisso da atual gestão com o fortalecimento das políticas públicas de proteção social. “Desde o primeiro dia do nosso mandato, trabalhamos para garantir condições adequadas aos operadores do sistema de garantias. Isso inclui o importante serviço prestado pelo Conselho Tutelar. Essa nova ferramenta é mais um passo na modernização e eficiência do atendimento às crianças e adolescentes do nosso município”, afirmou o prefeito.
O treinamento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação. Segundo o secretário da pasta, Rubens Costa, o objetivo da ação é utilizar a tecnologia como suporte à qualificação do atendimento. “A tecnologia não é o fim. Ela é o meio para que o trabalho das conselheiras seja realizado com excelência, humanização e eficiência”, explicou.

#PraTodosVerem: Conselheiras tutelares reunidas para foto com Secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Costa (Fotos: Dony Machado/PMC)
A conselheira Rosana Rocha, no cargo há três mandatos, destacou a relevância da ferramenta. “Já utilizamos folhas de papel, até carbono. Essa é uma conquista aguardada há muito tempo. Mesmo que não diminua a violência, ela agiliza o nosso trabalho e melhora o atendimento às vítimas”, afirmou.
Para Ellen Ferraz, conselheira em seu primeiro mandato, o sistema vai contribuir diretamente para a qualidade do serviço. “Foi um treinamento produtivo. Mesmo sendo nova na função, já percebi as dificuldades enfrentadas pelas colegas. A ferramenta vai facilitar muito a nossa gestão”, concluiu.
Secretaria de Comunicação Social – 18/7/2025
Fotos: Dony Machado/PMC
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba