A atividade pesqueira tradicional de Caraguatatuba recebeu atenção especial na quarta-feira (30) com a visita do deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino e do superintendente federal de Pesca e Aquicultura em São Paulo, Adauto Batista Oliveira. A agenda incluiu visitas à Fazenda Marinha de Mexilhões, na Praia da Cocanha; à Colônia de Pescadores Z8 “Benjamin Constant”; e ao Entreposto de Pesca do Porto Novo.
As autoridades estavam acompanhadas do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, da presidente da Associação de Pescadores do Porto Novo, Ladisla Crispim Coelho; da presidente Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro, Alexsander de Oliveira Carreiro; do presidente da Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha, José Luiz Alves;
Na Fazenda Marinha de Mexilhões, os representantes conheceram o sistema de cultivo utilizado por maricultores locais. A técnica “longline”, que utiliza cordas submersas para coleta de sementes, permite uma produção de até 20 kg de mexilhão por metro de corda. O local integra um projeto de turismo de base comunitária e conta com cessão de uso das águas regulamentada pela União, promove inclusão produtiva e segurança jurídica às famílias que vivem da maricultura.
Foi destacada a importância de fomentar o turismo alternativo aliado à preservação da cultura caiçara, proporcionando novas oportunidades de geração de renda, além de possibilidades de alterações na Lei para beneficiar a comunidade pesqueira.

#PraTodosVerem – Agenda incluiu visitas à Fazenda Marinha de Mexilhões, na Praia da Cocanha; à Colônia de Pescadores Z8 “Benjamin Constant”; e ao Entreposto de Pesca do Porto Novo (Foto: JC Curtis/PMC)
No Porto Novo, a comitiva visitou o Entreposto de Pesca, onde o pescado é beneficiado e distribuído. Isso movimenta a economia local e garante um alimento de qualidade para a população. O espaço é considerado essencial para o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca artesanal.
As autoridades também estiveram na Colônia de Pescadores Z8 “Benjamin Constant”, onde foram recebidas pelo presidente José Roberto Carlota e por representantes das comunidades do Porto Novo, Camaroeiro e Cocanha.
O encontro foi mais uma oportunidade para ouvir demandas, discutir melhorias estruturais e reforçar o apoio do governo federal e estadual ao setor pesqueiro.
Também participaram o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano; a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ana Carolina Muri e a vereadora Gislaine Oliveira, a Dra Lalá;
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, ressaltou a importância de ações conjuntas e de iniciativas que preservem e revitalizem as tradições locais. “A união entre os poderes faz toda a diferença quando o objetivo é fortalecer quem vive do mar. Nossa pesca é cultural, sustentável, e não prejudica a sociedade. Ao contrário, é um patrimônio que precisa ser valorizado. Caraguatatuba é referência na produção de mariscos e mexilhões. Já fomos a maior do estado de São Paulo e um das maiores do Brasil, e nossos pescadores e maricultores merecem mais condições para ampliar essa atividade tão importante. Importante discutir medidas de isenção e buscar alternativas que envolvam não apenas a pesca, mas também a cultura e os meios de trabalho ligados a ela. A tradição da pesca artesanal está desaparecendo, e não podemos permitir isso. Festivais da nossa cultura caiçara são fundamentais para manter viva essa história e ainda fortalecem nossa economia local. Já iniciamos a reestruturação das nossas festas e queremos criar um novo evento: a Festa da Comunidade Caiçara. Será uma oportunidade de recontar nossa história, nossa cultura e reforçar a identidade do nosso povo. Contem com o governo municipal para seguir nessa luta pela valorização da nossa gente e das nossas raízes”, afirmou o prefeito.
Durante a agenda, o deputado Luiz Cláudio Marcolino reafirmou o compromisso do mandato com a valorização da pesca artesanal. “Foram reuniões muito produtivas. São espaços fundamentais para o trabalho dos pescadores e pescadoras artesanais da região. É aqui que o pescado chega, é beneficiado e distribuído, movimentando a economia local e garantindo alimento de qualidade para a população. Valorizar esses espaços é fortalecer a pesca artesanal e promover desenvolvimento com sustentabilidade. Nosso mandato segue ao lado de quem vive do mar e faz a diferença no Litoral Norte”, afirmou o parlamentar.
O superintendente federal de Pesca e Aquicultura em São Paulo, Adauto Batista Oliveira, destacou o compromisso do governo federal com políticas públicas que cheguem de forma eficaz às comunidades tradicionais.
“Nosso compromisso é fortalecer a pesca artesanal com políticas públicas que cheguem de fato na ponta, onde estão os trabalhadores e as comunidades tradicionais. Estamos à disposição para dialogar, ouvir as demandas locais e construir, dentro da legislação vigente, intervenções que promovam dignidade, segurança e desenvolvimento. Valorizar a cultura pesqueira e o artesanato é também preservar a identidade do povo caiçara e impulsionar a economia sustentável no estado de São Paulo”, disse o superintendente.
Secretaria de Comunicação 31/7/2025
Foto: JC Curtis/PMC
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba