Notícias Ubatuba Times | São Sebastião ganhará Base de Estabilização para fauna marinha.
São Sebastião ganhará Base de Estabilização para fauna marinha.
Foto: Instituto Argonauta
Por: Renato Montanari
quarta, 28 de setembro de 2016
0

      
  


Na última sexta-feira (19), o oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, Hugo Gallo, e o Prefeito Municipal de São Sebastião, Ernane Bilotte Primazi, assinaram um Termo de Concessão de uso de um terreno de

500 m2, localizado na Praia Grande de São Sebastião, para a construção de uma Base de Estabilização focada em animais marinhos.

A obra fará parte do projeto do Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O PMP-BS consiste em uma atividade de monitoramento desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da PETROBRAS de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA e coordenado pela UNIVALI. O Instituto Argonauta é a instituição responsável pela área correspondente ao litoral norte de São Paulo.

A construção da base de estabilização vem para ampliar as ações de resgate e reabilitação da fauna aquática na região, ou seja, todos os animais debilitados resgatados nas praias de São Sebastião serão encaminhados para a base de estabilização para que recebam atendimento até terem condições para seguir para a base de reabilitação.

Para Hugo Gallo, especialmente na temporada, com o aumento de fluxo de veículos entre as cidades litorâneas, esta base servirá como um “Pronto Socorro” onde o animal passará por uma “triagem” antes de ser encaminhado para o Centro de Reabilitação do Instituto, aumentando as chances de sobrevivência e consequente reintrodução dos animais marinhos atendidos ao seu habitat natural.

A equipe do Instituto Argonauta recomenda que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Caso aviste um animal marinho, vivo ou morto ligue: 0800 642 3341 ou (whatsapp) 12 9 97359167

Fonte: Instituto Argonauta