Notícias Ubatuba Times | Parque Estadual de Ilhabela comemora 40 anos
Parque Estadual de Ilhabela comemora 40 anos
Por: Renato Montanari
terça, 17 de janeiro de 2017
0

      
  


O Parque Estadual de Ilhabela comemora 40 anos no próximo dia 20 de janeiro, e para comemorar a data, uma programação especial foi montada para a ocasião.

Os festejos começam no dia 18 com uma roda de conversa, na Praia Grande, com o tema “Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a Preservação da Fauna Marinha”. No dia 20, será realizada a reabertura da Trilha que liga o Parque Municipal das Cachoeiras ao Parque Estadual, além da cerimônia comemorativa com exposição fotográfica, que acontece às 16 horas, no auditório do Paço Municipal. E, no dia 21, terá plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, na Trilha do Morro do Baepi.

Parque Estadual

O Parque Estadual de Ilhabela preserva uma das maiores áreas de florestas inclusas nos 3% do que ainda resta da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Ele engloba um total de 12 ilhas, 3 ilhotes, 3 lajes e 1 parcel.

Quem visita o local pode aproveitar diversas atividades como caminhadas em trilhas de diferentes níveis, subida ao pico e mirantes com vistas panorâmicas, observação de fauna e flora, banho em cachoeiras e piscinas naturais. Além de ter acesso às comunidades tradicionais caiçaras, que preservam sua cultura na arquitetura de suas casas, artesanatos, modo de vida e tradições.

Confira a programação completa das comemorações do Parque Estadual:

18 de janeiro

15h – Roda de Conversa na Praia Grande, com o tema “Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a preservação da fauna marinha”.

Local: Encontro em frente ao restaurante do Barba

19 de janeiro

8h – Piquenique na Guarita do Parque com convidados da melhor Idade do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

15h – Exposição “Xô Gaiola” sobre Fauna Ameaçada

Local: Pça. Cel Julião de Moura Negrão, Vila

20 de janeiro

9h – Reabertura da Trilha que liga o Parque Municipal das Cachoeiras ao Parque Estadual.

16h – Cerimônia Comemorativa e exposição de fotos

Local: Paço Municipal de Ilhabela

21 de janeiro

7h30 – Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Trilha do Baepi

22 de janeiro

10h às 18h – Exposição “Xô Gaiola” sobre fauna ameaçada

Local: Guarita da Estrada-Parque dos Castelhanos

25 de janeiro

19h – Roda de Conversa na Praia Grande e Praia do Julião com o tema “Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a preservação da fauna marinha”

Local: Encontro em frete ao restaurante do Julião.

Fonte: Comunicação Social