Notícias Ubatuba Times | Feriado da Revolução Constitucionalista terá 5° Festival de Fanfarras de Ilhabela
Feriado da Revolução Constitucionalista terá 5° Festival de Fanfarras de Ilhabela
Por: Renato Montanari
quinta, 09 de julho de 2015
0

      
  


Realizado nos últimos quatro anos, o Festival de Fanfarras de Ilhabela será a atração da manhã desta quinta-feira (9/7) – feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 – às 9h, no Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII), na Barra Velha. Numa iniciativa da Prefeitura, o “Festfan” receberá seis fanfarras de escolas municipais do arquipélago.

Participam as fanfarras das unidades escolares de Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano): E.M. Profª Mércia do Nascimento Dias, E.M. Waldemar Belisário, E.M. Eva Esperança Silva, E.M. Profª Drª Ruth Correia Leite Cardoso, E.M. Profª Anna Leite Julião Torres e a E.M. Paulo Renato Costa Souza.

A novidade este ano fica por conta da participação da fanfarra convidada “Monsenhor Ignácio Gióia”, de São Luiz de Paraitinga (SP). O 5° Festfan deve reunir cerca 500 alunos, entre corpo musical e coreográfico.

O objetivo do evento é inserir os alunos do Projeto Música na Escola, que desde 2010 busca desenvolver no aluno a autoconfiança, conhecimento artístico, e respeito pelas diversas e diferentes produções musicais. Com isso, o aluno é inserido em novos meios para abrir horizontes e proporcionar o contato com valores implícitos no ensino musical, entre eles, a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo, o respeito às diferenças e a apuração da sensibilidade.

A apresentação da BAMIF abrirá e encerrará o evento. “Com o projeto de Música na Escola conseguimos a reativação das fanfarras e em seguida este belo festival. É mais uma atividade que os alunos podem desenvolver no contraturno escolar”, ressalta o prefeito Toninho Colucci. “O Festfan é um sucesso em Ilhabela, proporcionando aos alunos disciplina e organização musical. Esses detalhes fazem a diferença. Este ano teremos um grande evento, sem dúvida”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Lídia Sarmento.

Fonte: http://www.radarlitoral.com.br/