Notícias Ubatuba Times | Evento “Consciência Negra – Negro de Todas as Cores” movimentou o fim de semana em Ubatuba
Evento “Consciência Negra – Negro de Todas as Cores” movimentou o fim de semana em Ubatuba
Foto: Fundart
Por: Renato Montanari
quarta, 30 de novembro de 2016
0

      
  


O evento Consciência Negra – Negro de Todas as Cores, movimentou o fim de semana em Ubatuba. A FundArt preparou diversas atividades voltadas para a valorização da cultura afro, que aconteceram em frente ao Sobradão do Porto nos dias 19 e 20 de novembro.

Mais Bela Negra (12)O festejo, começou no sábado, dia 19, com a abertura da exposição temática e uma feijoada com samba que movimentou o Sobradão do Porto. O período da tarde contou com diversas apresentações sendo, grupos de capoeira e samba de roda, grupo Consciência Negra da Escola Anchieta, grupo de maracatu “O Grito de Maria”, grupo de jongo “Ô de Casa” e o Afoxé Ilu Omi Obatalá. Às 21h, o concurso “A Mais Bela Negra” foi mais uma vez um sucesso. Foram 12 meninas participantes, sendo premiadas as candidatas, Ivy Catarina de Assis em primeiro lugar, Andrina Mendes Gomes da Silva em segundo lugar e Inah Teresa de Paula Silva em terceiro. Fechando a noite o grupo de samba “Só Por Hoje” encerrou as atividades do primeiro dia.

Ô de Casa (4)No domingo, dia 20, a programação começou às 14h com a interessantíssima apresentação da peça “Aquarela Brasileira – História da África em Libras”, seguido pelas apresentações da Banda Lira Padre Anchieta e do Coro da Lira, que apresentaram repertórios montados especialmente para o evento. A seguir, o grupo de capoeira e samba de roda “Os Peregrinos” fizeram uma integração com o público presente, onde várias pessoas entraram na roda para participar das atividades. Encerrando a programação da Consciência Negra – Negro de Todas as Cores 2016, o grupo de maracatu Itaomi fez um grande cortejo em frente ao Sobradão finalizando com belo show autoral do arista João Terra e banda.

O evento Negro de Todas as Cores acontece todos os anos em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e tem por objetivo valorizar a diversidade cultural e a importância da cultura negra como elemento fundamental na formação do povo brasileiro.

Fonte: http://fundart.com.br/